top of page
Posts Recentes
Posts Em Destaque

ORÇAMENTO DE OBRAS


Neste post iremos comentar alguns pontos importantes para serem considerados durante a elaboração de um orçamento de obras. Todos os itens abaixo devem ser detalhados e explicados aos clientes para que não haja dúvidas futuras.

1. CONHEÇA OS SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS

O primeiro ponto a ser planejado antes da elaboração do orçamento, é o conhecimento do orçamentista sobre as atividades a serem executadas. Um bom orçamentista deve saber como será executado as atividades.

2. DETALHE AS ATIVIDADES

As atividades detalhadas e sequenciadas irão proporcionar um controle maior sobre o orçamento, onde posteriormente o orçamentista poderá elaborar um cronograma de obras mais seguro.

3. DEFINA O ESCOPO

O escopo da obra/reforma deve ser explicado e detalhado em um orçamento de obras, evitando posteriormente durante a execução os serviços extras que não comtemplavam no orçamento. O escopo deve ser apresentado de forma clara e detalhada.

Uma forma clara de se detalhar o escopo do orçamento é apresentando o Memorial Descritivo da Obra/Reforma.

4. DEFINA O NÃO-ESCOPO

Além do Escopo da Obra/Reforma, o Não-Escopo deve ser apresentado e explicado ao cliente também. Nele deverá conter informações detalhadas dos serviços que você não irá executar. Pois não faz parte do Escopo


escopo-de-servico

Figura 1 – Exemplo de Escopo e Não-escopo de uma reforma Fonte: GRUPO AE

5. LEVANTE O QUANTITATIVO DE INSUMOS e REALIZE O ORÇAMENTO

Com as atividades detalhadas, escopo e não-escopo definido o orçamentista deve levantar o quantitativo de insumos sobre determinados serviços. O orçamentista deverá calcula a quantidade de concreto a ser utilizado para concretar uma laje por exemplo. O orçamentista que irá definir como será fornecido este concreto, se o mesmo será fabricado em obra ou adquirido através de concreteira? Tudo isso faz parte do Planejamento de Obras.

Com os insumos listados realize os orçamentos com os fornecedores de confiança.


levantamento-quantitativo

Figura 2 – Exemplo de Levantamento Quantitativo de Insumos Fonte: GRUPO AE

 

Escrito por: João Vitor Hayashi Almeida Machado, Engenheiro Civil formado na Faculdade Pitágoras, em 2014. Cursando MBA em Gerenciamento de Projetos. E-mail: joao.vitor@aegrupo.com.br

Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page