Muitas vezes as pessoas não sabem ou não conhecem o que é um projeto de interiores talvez por nunca terem tido a oportunidade de trabalhar com um arquiteto antes. Hoje nesse post falaremos um pouco mais sobre o que é esse trabalho feito por arquitetos e designers, quais são as etapas dele e como ele pode ajudar na sua vida e bem-estar diário.
Imagem 01 – SALA DE ESTAR DE APARTAMENTO PROJETADO E DECORADO. (ARQUIVO PRÓPRIO)
Este é um projeto de apartamento decorado personalizado feito pelo nosso escritório, vendo este projeto não tem como imaginar quantas etapas levou para desenvolve-lo do início ao fim.
1. A IMPORTÂNCIA DO BRIEFING
A primeira etapa após contratado o projeto de interiores, seja ele de um ambiente ou um apartamento inteiro, é o briefing, ou seja, entrevistamos nosso cliente para conhecer mais sobre ele, sua rotina, o uso da residência ou ambiente, qual seu perfil, quais cores ele gosta e qual estilo ele se encaixa.
Cada pessoa tem um perfil de preferencias e por isso o nosso projeto é sempre personalizado para o cliente e suas necessidades.
Nesta etapa é muito importante o cliente compartilhar seu sonho, falar tudo que ele imaginou e desejou para sua casa.
2. LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS
Após feito o briefing, e entender tudo que o cliente sonha para o ambiente fazemos todo o levantamento de medidas do ambiente no local, medimos portas, janelas, pontos elétricos e hidráulicos e tudo o que for relevante para o projeto.
Esta vai ser a base para iniciar o novo projeto!
3. ESCOLHA DO LAYOUT
Após todo levantamento feito é hora de pôr a mão na massa e começar a realmente projetar. Alinhando o briefing (necessidades do cliente) e o levantamento do local, é nessa hora que organizamos o ambiente colocando cada coisa em seu lugar.
Geralmente apresentamos duas opções de layout para o cliente escolher qual lhe agrada mais e explicamos cada uma das alterações propostas.
Esta é a etapa mais importante do projeto!
Imagem 02 – EXEMPLO DE PROJETO DE LAYOUT. (ARQUIVO PRÓPRIO)
4. IMAGENS PERSPECTIVAS
Após escolhido o layout montamos as perspectivas eletrônicas, aquelas imagens super-realistas onde conseguimos mostrar tudo que foi proposto de uma forma mais fácil para o cliente entender. Nesta hora já colocamos todos os móveis, revestimentos, cores e algumas decorações o mais próximo do real, para não ter dúvidas.
Imagem 03 – PERSPECTIVA DA SALA DE ESTAR DE APARTAMENTO PROJETADO E DECORADO. (ARQUIVO PRÓPRIO)
5. DETALHAMENTOS
Em seguida, após a aprovação do layout e das imagens perspectivas, iniciamos os detalhamentos, sim, detalhamos todas as alterações e criações propostas como: forro de gesso, iluminação, revestimentos, marcenaria, móveis, bancadas de granito, entre outros.
Os detalhamentos devem todos ser compatibilizados com o projeto de layout, e devem ser cotados, ou seja, com medidas reais e com especificação correta de cores, texturas e materiais.
Imagem 04 – EXEMPLO DE PROJETO DE ILUMINAÇÃO E FORRO DE GESSO (ARQUIVO PRÓPRIO)
6. TOQUES FINAIS
Depois de todo o detalhamento feito e a obra executada é hora de dar o toque final. Tiramos um dia para produção dos ambientes mesclando decorações novas e antigas do cliente, colocando cada vasinho em seu determinado local e finalizamos com plantas naturais e artificiais, além de quadros, objetos de decoração, porta retratos e tudo para deixar sua casa com “cara de casa”.
Escrito por: João Paulo A. Monteiro, Arquiteto e Urbanista formado na UniFil, em 2013. E-mail: joao@aegrupo.com.br
Comments