August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

GERMINADA OU GEMINADA?

November 30, 2017

Casa germinada é o nome que ouvimos com frequência em nosso dia-a-dia, entretanto, o termo correto para esta tipologia residencial é casa geminada, ou seja, casa gêmea. Basicamente são habitações construídas no mesmo lote que compartilham a mesma estrutura e telhado da casa, sendo normalmente dividida por um muro central que percorre por todo o terreno.

 

Figura 1 –  residência geminada em Londrina. (Fonte: GRUPO AE)

 

Nas leis municipais de Londrina (Paraná) é possível encontrar qual é a definição do que é uma casa geminada. A Lei n° 11.381, que institui o código de obras e edificações do município de Londrina, diz em seu artigo 159: “Consideram-se residências agrupadas duas ou mais unidades de moradias contíguas que possuam uma parede comum e testada mínima, de acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo. ”, e na lei n° 12.236, que dispõe sobre o uso e a ocupação do solo no Município de Londrina e dá outras providências, descreve no artigo 3°: “Residencial agrupada (RA): unidades habitacionais com paredes contíguas de no mínimo 1/3 (um terço) do comprimento da edificação, podendo: ser contíguo qualquer área coberta e ter número diferente de pavimentos. ”.

 

Figura 2 –  Imagem virtual de uma residência geminada. (Fonte: GRUPO AE)

 

Embora seja fundamental que as residências estejam "juntas", não se faz necessário que suas fachadas sejam iguais, podendo desenvolver um projeto com volumes e acabamentos diferentes uma da outra, evitando assim a monotonia que normalmente as casa geminadas geram.

 

Outro fator que determina como a casa geminada será, é a planta, a qual determina a organização de seus ambientes.  A escada, por exemplo, é um elemento que vai definir como os ambientes serão posicionados no terreno, podendo ser utilizada de diversas formas, como pode ver a seguir:

 

 

1. SEM ESCADA

 

A casa sem escada, ou seja, térrea acaba dispondo de uma planta mais simples em relação aos outros tipos, porém tem liberdade de criar ambientes amplos sem obstáculos e assim podendo gerar espaços com um aproveitamento de ventilação e iluminação natural.

 

Figura 3 –  Planta baixa com escada longitudinal. (Fonte: Row houses. A housing typology, Birkhäuser Verlag.)

 

 

2. ESCADA LONGITUDINAL

 

Solução mais utilizada em casas geminadas devido aos formatos retangulares dos lotes. Disposta paralelamente ao muro que divide as duas casas e assim criando uma circulação única de eixo longitudinal na residência.

 

Figura 4 –  Planta baixa com escada transversal. Fonte: Row houses. A housing typology, Birkhäuser Verlag.

 

 

3. ESCADA TRANSVERSAL

 

Recurso utilizado em terrenos com largura maior e uma profundidade menor. Sendo assim, os ambientes acabam sendo dispostos de forma adjacente um do outro.

 

Figura 5 –  Planta baixa com desnível transversal. (Fonte: Row houses. A housing typology, Birkhäuser Verlag.)

 

 

4. DESNÍVEL TRANSVERSAL

 

Terrenos que possuem um desnível perpendicular a fachada proporciona uma quebra de monotonia nas fachadas das casas, e assim, podendo criar volumes mais interessantes. Além de possibilitar o uso de iluminação natural nos ambientes que serão dispostos no centro do lote.

 

Figura 6 –  Planta baixa com escada longitudinal. (Fonte: Row houses. A housing typology, Birkhäuser Verlag.)

 

 

5. DESNÍVEL LONGITUDINAL 

 

Com o terreno contendo um desnível perpendicular a fachada, as duas residências têm a possibilidade de utilizar a iluminação natural e inúmeras alternativas de plantas com uma organização longitudinal.

 

Dessa maneira, é possível constatar que uma residência geminada pode ser concebida com inúmeras possibilidades, podendo criar soluções interessantes e assim retirar aquele conceito de que é tudo repetição e cansativo.

 

----

 

Escrito por: Rafael Augusto Baioni Gomes, Arquiteto e Urbanista formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Projeto arquitetônico pela UEL, em 2015.     E-mail: rafael@aegrupo.com.br

Please reload

Siga