August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

A ESTRUTURA PRINCIPAL DE UM LAUDO TÉCNICO

November 23, 2017

Neste tópico vamos falar um pouco sobre a elaboração de Laudo Técnico de Engenharia Civil, apresentar quais os principais tópicos que o laudo técnico deve conter. Deste modo, hoje, o nosso artigo se volta um pouco mais para nossos colegas engenheiros.

 

Se você é recém formado e possui duvida do que conter em um laudo técnico, você está no lugar certo! Não se preocupe... Não é incomum profissionais com essa duvida, por isso resolvemos abordar de forma genérica e resumida o assunto.

 

Para falar sobre laudo técnico, é importante falarmos da diferença entre Laudo Técnico e Perícia. Você sabe qual é a diferença? Bom, é simples... O laudo técnico de engenharia civil é um documento emitido por um engenheiro civil ("expert") que constata através de documentos, relatos e visitas "in loco" o estado de uma obra/serviço atestando seu bom funcionamento ou não, podendo ele ser contratado por qualquer pessoa. Já a Perícia se faz necessário que um juiz intime o profissional para elaborar um Laudo Técnico com a finalidade de atestar o bom funcionamento ou não da obra/serviço. Assim, podemos dizer que a diferença entre o Laudo e a Perícia, é que para realizar uma Perícia, você deve ser designado por um juiz. 

 

Nós do GrupoAE, gostamos de trabalhar com os seguintes tópicos fundamentais:

 

 

  • INTRODUÇÃO

Esta é a primeira etapa do seu Laudo Técnico, é o tópico onde você deverá introduzir o leitor ao seu trabalho. Assim, você deverá citar o que é o objeto vistoriado, quem são as partes (contratado, contratante), data de vistoria e realização do trabalho, o que você deseja apresentar e responder no decorrer do trabalho, quais são os fatos inciais, a estrutura do laudo explicando cada um dos tópicos do documento e se julgar interessante, o que o laudo não inclui, como por exemplo a analise das fundações ou qualidade dos materiais utilizados. 

  • MÉTODOS APLICADOS

O método é onde você irá explicar como você realizou o levantamento das informações que irão conter nos próximos tópicos. Os pontos que são importantes levantar ou não e como esses dados serão compilados para chegar em uma conclusão. É fundamental que este tópico seja baseado em referências bibliográficas de confiança, como livros de estudos de caso por exemplo. 

  • CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO VISTORIADO

A caracterização do objeto vistoriado é simples, consiste em citar a localização da edificação, apresentar sua fachada e suas metragens de forma detalhada... Como de forma detalhada? Indicando quais cômodos existem e qual as respectivas metragens.

 

Neste tópico também é possível correlacionar a edificação existente com o projeto aprovado na Prefeitura Municipal, apresentando uma breve observação se há necessidade ou não da sua regularização.

  • MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS 

O quarto tópico consiste de fato em analisar as manifestações patológicas existentes ou não na residencia. É neste tópico que você irá citar todos os problemas encontrados, apresentar fotos e realizar "discussões" sobre os problemas, utilizando de referencias bibliográficas para confirmar sua teoria.

 

Neste ponto do seu trabalho que você irá mostrar o seu conhecimento técnico, defender uma teoria, apresentar os itens analisados e agregar valor ao seu trabalho, reforçando o seu parecer técnico.

  • PARECER TÉCNICO

De tal importância quanto o tópico anterior, o parecer técnico é a conclusão do seu laudo. É neste ponto que você irá citar de forma resumida quais foram as conclusões obtidas através das manifestações patológicas. É aqui que o seu cliente vai se apegar ainda mais, pois neste ponto você irá indicar a possibilidade ou não da utilização da edificação, seja por insegurança estrutural ou por insalubridade do ambiente. 

 

Bom, espero ter tirado algumas duvidas de vocês e ter lhes auxiliado, mesmo que de forma resumida, como citado lá no inicio do nosso artigo. A elaboração de Laudo Técnico irá variar de acordo com a experiência do profissional e poderá ser diferente de caso para caso, pois cada edificação/serviço possui suas peculiaridades, podendo também ser necessário o levantamento de custos, apresentação das medidas reparadoras aconselháveis, entre outros pontos.

 

Caso tenha gostado do assunto, não deixe de nos acompanhar, pois em breve teremos mais post sobre este assunto. Leia também: INFILTRAÇÕES, TRINCAS EM DIAGONAL, SOLUÇÕES PARA PISCINAS ABANDONADAS.

 

----

 

Escrito por: Carlos Alberto Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho. E-mail: carlos@aegrupo.com.br

 

----

 

 

 

Please reload

Siga