top of page
Posts Recentes
Posts Em Destaque

TIPOS DE TAPETES


Quando decoramos espaços internos, devemos ponderar tudo aquilo que será especificado em sua totalidade, ou seja, a marcenaria, moveis, quadros, objetos decorativos, tudo que irá compor o ambiente deve estar em harmonia com a estética desejada.

O tapete é um dos itens que compõe a decoração de interiores e que pode valorizar ou depreciar o espaço, mas o que talvez muitos não saibam é que ele não somente isso. É utilizado também para delimitar o ambiente que está sendo decorado, melhorar o conforto térmico em locais onde o piso é frio, aumentar o conforto acústicos em espaço com eco, além de fatores estéticos, como por exemplo, dar ânimo em espaços com cores muito sóbrias com tapetes geométricos ou então amenizar a decoração com muitas cores com tapetes monocromáticos.


tapete-monocromático

Figura 1 – Sala de estar com tapete monocromático. (Fonte: GRUPO AE)

Como é um produto muito empregado no mundo a muito tempo, existem vários tipos, cores, materiais, técnicas, tecnologias que fazem o tapete ser antialérgico e fácil de limpar, e enfim, que irá influenciar no valor final da peça.

1. TEAR

É um dos tapetes é possível encontrar sua fabricação em qualquer lugar do Brasil, porem sua maior produção é no estado de Minas Gerais. Normalmente composto de algodão ou lã, é confeccionado por uma máquina chamada Tear, onde de forma artesanal ou mecânica, tece a trama de fios e assim concebendo o tapete.


Figura 2 – Tapetes de tear. (Fonte: http://www.cnactapetes.com.br)

2. FIBRA DE VINIL

Como é um tapete que resiste ao trafego intenso e podendo aplicar qualquer tipo de cor, marca ou desenho, é normalmente utilizado em locais públicos como edifícios residenciais e comerciais, mercados, shoppings e entre outros


Tapetes-em-fibra-de-vinil

Figura 3 – Tapetes em fibra de vinil. (Fonte: http://www.cnactapetes.com.br)

3. CARPETE

Podendo ser encontrado no mercado com a espessura 2mm a 10mm, em formatos de placas ou mantas, é muito utilizado em ambientes corporativos, podendo variar muito o seu valor em relação a tecnologia, padrões e tecidos utilizados.


Carpetes-em-placas-ou-mantas

Figura 4 – Carpetes em placas ou mantas. (Fonte: https://perolatapetes.com.br)

4. NYLON

Confeccionados com fibras sintéticas, esses tapetes conferem maior durabilidade, resistência, além de possuírem proteção antiderrapante e contra raios UV, o que irá prolongar a vida do tapete e atenuar o desbotamento da cor com o tempo. Dessa forma, é possível ser utilizando tanto em ambientes residenciais, como também corporativos.


Tapetes-em-fibra-de-vinil

Figura 5 – Tapetes em fibra de vinil. (Fonte: http://www.masterkap.com.br/)

5. RUSTICO

Composto por fibras naturais, como o seagrass, sisal e fibras de bananeiras e entre outros. Por ser produzido por materiais naturais agridem pouco o meio ambiente, é indicado para pessoas que tenham alergia ou problemas respiratórios, além de expor o usuário de corantes químicos que são aplicados em outros tipos de materiais que podem ser tóxicos. Em contrapartida, é um tapete que não pode ser exposto ao tempo ou a umidade.


Tapete-em-fibra-natural

Figura 6 – Tapete em fibra natural. (Fonte: http://www.gspisos.com.br/)

6. SHAGGY

Normalmente feito de poliéster ou náilon, por ser um tapete com pelos altos, acaba conferindo um conforto acústico, tátil e térmico maior. Dessa forma, é muito utilizado em ambientes como salas de tv e home theaters.


Tapetes-felpudos

Figura 7 – Tapetes felpudos. (Fonte: http://moralesonline.com.br/)

7. KILIM

De origem do oriente médio, são confeccionados em lã ou seda. É possível encontrar uma variedade grande de desenho, podendo denominar alguns, como Afegan, Sita e Dhurrie. Por ser tratar de materiais como lã ou seda, é mais indicado para áreas internas


Tapetes-kilim-afegan

Figura 8 – Tapetes kilim afegan. (Fonte: http://lhasta.com.br/)

8. AUBUSSON

De origem do francesa, são tapetes que utilizam a mesma técnica de fabricação do Kilim. Na realidade é uma versão popular dos tapetes Savonnerie que eram utilizados pela aristocracia francesa. São tapetes que possuem desenhos floridos e com tons pastéis


Tapetes-Aubusson

Figura 9 – Tapetes Aubusson. (Fonte: www.bagdatapetes.com.br/)

Como é possível constatar, existem vários modelos com formatos, tipos de matérias e cores diferentes. Agora basta encontrar o tapete que esteja de acordo com as suas necessidades, seu bolso e estilo de decoração do ambiente que deseja valorizar!

-----

Escrito por: Rafael Augusto Baioni Gomes, Arquiteto e Urbanista formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Projeto arquitetônico pela UEL, em 2015. E-mail: rafael@aegrupo.com.br

Comments


Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page