Quem nunca imaginou em trocar todos os revestimentos de casa ou de pelo menos um ambiente? Por mais que sua casa esteja nova, sempre pensamos em alterar alguma coisa, não é verdade?
Bom, aproveitando a necessidade que temos de estar sempre inovando, este post tem a finalidade de mostrar para vocês os principais tipos de argamassa que vocês poderão estar utilizando em casa para trocar seus revestimentos cerâmicos.
Hoje no mercado nós encontramos diferentes marcas e diferentes tipos de argamassa, entretanto, a classificação básica das argamassas é: AC-I, AC-II e AC-III (argamassa colante tipo I, II ou III). Assim, vamos falar um pouco de cada uma dessas argamassas e suas variações, acompanhem abaixo:
AC-I (ARGAMASSA COLANTE TIPO I)
As argamassas “AC-I” são as argamassas menos resistentes e que possuem o menor valor de mercado. Este tipo argamassa é indicado para você assentar pisos e azulejos em áreas internas de sua edificação (molhadas ou não), onde não haja um tráfego elevado de pedestres. Atualmente, algumas marcas já conta com 2 tipos de AC-I no mercado, a AC-I comum, que é indicada para ambientes sem umidade e sem contato com água e a AC-I que poucas pessoas conhecem, que é aquela que é dedicada para ambientes como banheiros e cozinhas.
ATENÇÃO: Verifique com um profissional da área ou com o fabricante, quais são as limitações desta argamassa.
AC-II (ARGAMASSA COLANTE TIPO II)
As argamassas do tipo “AC-II” são produzidas para serem utilizadas em ambientes externos, sujeitos à ventos e chuva, ou ainda, para ambientes molhados, onde sempre haverá contato com água.
ATENÇÃO: Verifique com um profissional da área ou com o fabricante, quais são as limitações desta argamassa.
AC-III (ARGAMASSA COLANTE TIPO III)
As argamassas do tipo “AC-III” são as que menos utilizamos, pois seu uso é específico e seu custo é mais elevado. Este tipo de argamassa é utilizado em locais com alto tráfego de pessoas (como em shoppings por exemplo), piscinas, saunas (com limitação de temperatura), porcelanatos de até 60x60cm, e revestimentos cerâmicos de fachada com dimensão máxima de 20x20cm. Para revestimentos de fachada maiores que 20x20cm e até 60x60cm, utilizamos a AC-III-E/Alta performance.
Além das argamassas citadas, não podemos deixar de citar os outros tipos de argamassa colante que existe no mercado, produzidas para atender as diferentes necessidades, sendo elas:
Assentamento de piso sobre piso;
Assentamento de peças que serão submetidas à altas temperaturas (churrasqueiras e lareiras por exemplo);
Assentamento de granito e mármore;
Assentamento de cobogó e blocos de vidro;
Assentamento de pastilhas (interno, externo e fachadas);
Assentamento de porcelanato (na maior parte dos casos podemos utilizar as argamassas AC-I e AC-II, porém, não em todos os casos);
Assentamento de super formatos; e
Assentamento de grandes formatos.
Bom, espero que tenha ficado claro quais são os principais tipos de argamassa que temos no mercado, destaco que é fundamental estar sempre atento, pois as indústrias estão inovando todos os dias, e trazendo novos materiais para o mercado.
O importante NÃO É A MARCA e sim se o produto especificado é o correto para sua necessidade e se atende os requisitos das normas técnicas de desempenho.
De modo resumido, as argamassas variam de acordo com sua resistência e utilização. Assim, variando também seu preço e consumo por metro quadrado (kg/m²). Caso tenham alguma dúvida, será um prazer lhe auxiliar!
Caso queira realizar uma reforma em sua casa, venha tomar um café conosco e tirar algumas de suas dúvidas! Agende um horário...
----
Escrito por: Carlos Alberto Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho. E-mail: carlos@aegrupo.com.br
----
REFERÊNCIAS
1 - http://www.usinafortaleza.com.br/.
2 - http://www.ligamaxgold.com.br/produtos.php?catID=1
3 - http://www.votorantimcimentos.com.br/htms-ptb/Produtos/Votomassa.htm
4 - https://www.weber.com.br/argamassas-e-rejuntes.html
Comments