August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

O que é um projeto em AutoCAD?

November 9, 2017

O AutoCAD é um software – um programa de computador – que contém um conjunto de ferramentas para auxiliar o desenvolvimento de desenho técnico em alguma área, seja ela na área civil, em projetos de arquitetura, hidráulica, elétrica, estrutura, fundações, etc, ou ainda em projetos de mecânica para desenho de peças industriais, por exemplo. Tudo o que é fabricado ou construído deve ser desenhado, e grande parte dos desenhos pode ser desenvolvido no AutoCAD. Para você que ainda não conhece essa ferramenta do nosso dia-a-dia acompanhe um pouco abaixo com exemplos de projetos:

 

 

1) TELA PADRÃO

 

A tela de entrada do AutoCAD é básica e bastante característica com seu fundo preto e o cursor em formato de cruz. A partir deste ponto o projetista já pode iniciar seus desenhos.

 

 

 

2) PROJETO ARQUITETÔNICO PARA APROVAÇÃO DE PREFEITURA

 

Um típico projeto arquitetônico para aprovação de projetos contém diversas informações como as plantas baixas, cobertura, cortes, elevações e informações técnicas como quadro de esquadrias, declarações dos envolvidos e o carimbo que identifica o projeto a partir do endereço da obra, proprietário, responsáveis técnicos, dentre outros dados.

 

O AutoCAD é uma ferramenta fantástica! Com plena precisão, o projetista pode literalmente desenhar a construção exatamente como ela ficará, como no corte longitudinal abaixo.

 

 

3) PROJETO ELÉTRICO

 

Quando desenhadas, as instalações elétricas devem ser representadas através dos eletrodutos e pontos de tomadas e interruptores. Ainda, todas as informações devem ser demonstradas, como bitolas de fiação e eletrodutos, circuitos, pontos de comando, potência, informações construtivas, entre outros. Veja um breve exemplo a seguir:

 

 

O AutoCAD permite ainda elaborar planilhas e tabelas a partir de suas ferramentas, como neste quadro abaixo que demonstra o dimensionamento dos condutores desta residência.

 

 

4) PROJETO HIDRÁULICO

 

Assim como as instalações elétricas, as instalações hidráulicas são representadas a partir das tubulações e conexões, assim como as informações técnicas que também devem ser demonstradas em projeto. Vejamos este projeto de esgoto sanitário de dois vestiários:

 

 

O AutoCAD permite ao projetista detalhar os itens da instalação, como neste hidrante de recalque na calçada a seguir:

 

 

5) PROJETO DE FUNDAÇÕES

 

Com as fundações não é diferente, novamente o AutoCAD auxilia no desenho de elementos estruturai como nos detalhes destes blocos de fundações sobre estacas.

 

 

Como foi possível demonstrar, o AutoCAD é essencial para a elaboração de projetos, pois sua precisão e rapidez, por exemplo, fortemente se destacam dos antigos projetos desenhados à mão. Contudo, o AutoCAD não desenha projetos sozinho, pelo contrário, o programa irá desenha apenas, e somente apenas, o que o projetista desejar!

 

----

 

Escrito por: Marcio Meranca Almeida Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Gestão de Projeto e Técnico em Transações Imobiliárias. E-mail: marcio@aegrupo.com.br

Please reload

Siga