August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

INFILTRAÇÕES: Melhor Prevenir Do Que Reparar

May 18, 2017

1 real não investido em impermeabilizações

 = 

10 reais em custo de reparo, no curto prazo.

 

Sempre que algum problema acontece nas edificações, sintomas começam a aparecer, e com a água não é diferente. As chamadas infiltrações surgem a partir de diversas causas e em sua grande maioria podem ser prevenidas durante a construção!

 

Figura 1 - Infiltrações: Na massiva maioria dos casos, técnicas simples na construção evitam este problema.

 

De um modo geral, as propostas para prevenir os problemas de infiltrações são tecnicamente mais simples que os reparos, logo seu investimento é muito pertinente. Algumas técnicas mais onerosas, outras nem tanto.

 

“ Concreto não é maciço, pelo contrário, ele é totalmente poroso justamente pela sua secagem, quando a água evapora. ”

 

  • LAJES

 

As lajes são elementos planos, elevados do solo, portanto são apoiadas por pilares e vigas. De um modo geral, elas podem sustentar outro pavimento ou tão somente servir como cobertura, com ou sem telhado. São das lajes sem telhado que trataremos, as chamadas lajes impermeabilizadas.

 

No caso de lajes impermeabilizadas, a boa prática é aplicar 1 ou 2 camadas de manta asfáltica com o objetivo de direcionar as águas das chuvas para o ralo, e nunca para a estrutura. Caso o sistema seja falho ou [pasmem!] inexistente, é previsível que a água percolará pela laje e, por sua vez, surgirá na face do ambiente, causando as indesejadas goteiras.

 

 

FIGURA 2 - Não transforme sua sala em uma “Estação de Captação de Águas Pluviais”.  Sempre impermeabilize lajes expostas.

 

  • VIGAS BALDRAME

 

As vigas baldrame são elementos estruturais que sustentam as paredes do térreo, e ainda, são responsáveis pelo travamento da fundação, logo estão em contato direto com o solo. O solo, por sua vez, contém sólidos (terra) e vazios (ar e água).

 

Sendo assim, como há água no solo, as vigas baldrame estão sujeitas a transmitirem a infiltração para a parede pela percolação da água no concreto armado.

 

FIGURA 3 - Infiltrações até na faixa acima do rodapé: Problemas na viga baldrame.

 

Não aplicar a camada de pintura impermeabilizante em todas as faces da viga causará este problema da imagem acima, trazendo constante desconforto ao usuário. Ele é constante justamente por que o problema é de difícil solução à longo prazo, promovendo, em alguns casos, soluções satisfatórias de curto prazo.

 

A aplicação de boas práticas na engenharia civil implica em uma obra de bom desempenho, em outras palavras, uma obra boa é aquela que as pessoas não precisam manter constantes reparos durante sua utilização.

 

Está querendo construir, reformar ou está com algum problema de infiltração? Venha tomar um café conosco e faça um orçamento sem compromisso, onde vamos buscar sanar nada além da sua necessidade

 

 

 

Escrito por: Marcio Meranca Almeida Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Gestão de Projeto e Técnico em Transações Imobiliárias. E-mail: marcio@aegrupo.com.br

 

Please reload

Siga