August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

FISCALIZAÇÃO x ACOMPANHAMENTO DE OBRAS

October 6, 2017

Afinal, o que é fiscalização e acompanhamento de obras? O que é escopo ou não nestes contratos? E o mais importante, há diferença entre ambos? Caso não saiba responder estes questionamentos, você está no local certo!!

 

Como já mencionado no nosso post 3 tipos de contrato para execução de obras, existem diferentes tipos de contratos para a execução de uma obra, entretanto, neste artigo vamos tratar apenas da fiscalização e do acompanhamento de obras.

 

O primeiro questionamento que devemos responder é: Há diferença entre ambos (fiscalização e acompanhamento)? SIM!!! BASTANTE DIFERENÇA.

 

O acompanhamento de obras é o serviço onde o profissional irá realizar visitas esporádicas para ver se tudo está sendo executado dentro das normas, de acordo com os projetos ou ainda se possuem alguma dúvida. Está forma de contrato é o método mais barato para o cliente, porém, o cliente possivelmente não terá um serviço completo, com entrega de relatórios, fotos e vídeos. Deste modo, se você zela pela qualidade do serviço e busca um serviço completo para seu empreendimento, sugerimos a contratação da fiscalização ou administração de obras.

 

Quando pensamos em fiscalização, logo relacionamos com um profissional chato que irá aparecer na obra com um “check list” ou com um olhar técnico buscando defeitos. Neste caso, felizmente você tem razão! Felizmente? Sim… Pois se você busca por economia e maior qualidade, esse é o contrato ideal pois oferece um controle maior da sua obra.

 

O intuito da fiscalização de obras é apontar os defeitos, o que deve ser refeito ou melhorado, tirar dúvidas, elaborar relatórios fotográfico e até apresentar vídeos para o cliente. Neste caso, a intenção é que o profissional realize mais visitas do que no acompanhamento técnico, visando oferecer relatórios condizentes com o andamento da obra.

 

Agora, se você pode dispor de uma quantia um pouco mais alta, nós aconselhamos contratar a administração de obra, pois essa sim você terá um acompanhamento pleno do seu empreendimento, porém, este é um assunto para um próximo artigo.

 

Com isso, os tópicos abaixo podem lhe auxiliar a compreender um pouco mais da diferença entre ACOMPANHAMENTO e FISCALIZAÇÃO:

  • O acompanhamento é um serviço mais barato em relação à fiscalização e à administração;

  • O acompanhamento oferece menor controle da obra e consequentemente menor qualidade dos serviços contratados;

  • A intenção do acompanhamento é avaliar se tudo está sendo executado de acordo;

  • A finalidade da fiscalização é avaliar se tudo está sendo executado de acordo, cobrar qualidade dos serviços e realizar relatórios de vistorias, com fotos, vídeos, e descrição dos serviços realizados;

  • Ambos contratos devem ser munidos de anotação de responsabilidade técnica (veja o post sobre ART clicando aqui).

  • Ambos contratos o contratado poderá se responsabilizar tecnicamente por toda a execução da obra, variando de acordo com o combinado entre contratante e contratado.

  • Os valores dos contratos normalmente irão variar de acordo com a hora técnica do profissional contratado. O contrato de acompanhamento de obra, normalmente acontece através de pagamentos mensais... Já os contratos de fiscalização irão depender das atividades que serão praticadas e da responsabilidade sobre a obra, podendo ser fechado valores por visita, por hora trabalhada, semanal, mensal ou conforme as partes preferirem.

Bom, agora que você já conhece a diferença entre o acompanhamento de obras e a fiscalização, venha nos fazer uma visita e falar um pouco do seu empreendimento.

 

Caso ainda fique alguma dúvida, será um prazer responder seu e-mail, seja você profissional da área ou não.

 

Para finalizar, é fundamental citar que o acompanhamento de obras, na prática todos nós sabemos que muitas vezes é falho. Os profissionais que atuam trabalhando neste nicho de mercado de forma generalizada não zelam totalmente pela profissão e pela qualidade do serviço entregue ao cliente, focando mais no seu ganho pessoal… $$$. REFORÇANDO… NÃO SÃO TODOS OS PROFISSIONAIS, sendo possível encontrar engenheiros e arquitetos que realizam o acompanhamento digno do significado da palavra. Para isso nós do GrupoAE buscamos sempre trabalhar com fiscalização, administração ou empreita.

 

--

 

Escrito por: Carlos Alberto Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho. E-mail: carlos@aegrupo.com.br

 

 

Please reload

Siga