August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

O QUE CONHECER EM SP: CONSTRUÇÕES QUE FIZERAM HISTÓRIA

December 14, 2017

Você já conheceu a arquitetura de SP? Se passar por São Paulo, não deixe conhecer alguns dos marcos da arquitetura e engenharia do nosso país.

 

A cidade de São Paulo nasceu no ano de 1554 devido à missão jesuítica dos padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega e hoje é o principal centro econômico do país.

 

Dentre diferentes pontos turísticos, shoppings, bares e restaurantes, não podemos deixar de citar sobre as principais construções que marcam a arquitetura e engenharia do nosso país, acompanhe a seguir algumas das principais edificações que selecionamos para você conhecer na cidade que nunca dorme:

 

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO

 

Conhecido como “MASP”, o museu foi arquitetado por Lina Bo Bardi com a ideia de seu marido Pietro Maria Bardi em conjunto com Assis Chateaubriand. Teve sua estrutura projetada pelo Engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, profissional este que conseguiu concretizar a ideia de um vão livre com 74 metros no ano de 1947, ficando conhecido por seu maior vão livre do mundo da época.

 

FIGURA 1 - MASP (Fonte: Internet)

 

MUSEU DE ARTE MODERNA

 

Reformado por Lina Bo Bardi e Martin Gonçalves, o museu foi construído a principio para ser um ambiente provisório sob a marquise do Parque Ibirapuera durante a 5ª Bienal de São Paulo, de acordo com o site do Parque, vindo a se tornar de fato o MAM-SP entre 1968 e 1969. Segundo é citado no portal do Mapa da Cultura de São Paulo (http://mapas.cultura.gov.br/), corroborado pela Veja de SP (https://vejasp.abril.com.br/) e pela Gazeta do Povo (http://www.gazetadopovo.com.br), o museu foi idealizado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer junto com a "Oca", com o Museu Afro Brasil, a Grande Marquise (onde está situado o MAM) e o Auditório Ibirapuera. 

 

Atualmente o museu possui mais de 4.000 obras tendo obras de Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret. (Fonte: https://parqueibirapuera.org/)

 

FIGURA 2 - MAM-SP (Fonte: Internet)

 

OCA

 

Conforme o site "Cidade de São Paulo" a Oca foi projeta em 1951 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, como já mencionado no tópico anterior, e foi construída em 1954. Já abrigou o conhecido Museu da Aeronáutica de São Paulo e o Museu do Folclore. Atualmente com seus 10.000m²  recebe grandes exposições administradas pela Secretária Municipal da Cultura de São Paulo, sendo eles os responsáveis pelo prédio desde 2010.

 

OBS.: O prédio recebeu uma reforma em 2002 conforme projetado pelo arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha.

 

FIGURA 3 - "Oca", parque Ibirapuera (Fonte: Internet)

 

FIGURA 4 - Área interna da "Oca" em novembro de 2017 (Fonte: GrupoAE)

 

FIGURA 5 - Foto interna de uma das janelas da "Oca" (Fonte: Internet)

 

EDIFÍCIO COPAN

 

O famoso edifício COPAN de Oscar Niemeyer e Carlos Alberto Cerqueira Lemos foi projetado em 1954 a pedidos da Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo. Localizado na avenida Ipiranga foi concluído em 1966 ao passar por algumas alterações no de 1957, dentre elas, a mais importante, a qual decidira não construir o segundo edifício do complexo, onde iria se estabelecer áreas destinadas ao comercio e à cultura da cidade de São Paulo.

 

De acordo com o portal "São Paulo in Foco" o edifício COPAN possui 120.000m² de área construída em concreto armado em seus 32 andares, sendo o maior empreendimento em concreto armado do país.

 

FIGURA 6 - Construção do Edifício COPAN no ano de 1957 (Fonte: Internet)

 

FIGURA 7 - COPAN hoje (Fonte: Internet)

 

EDIFÍCIO MARTINELLI

 

O edifício Martinelli foi um marco da década de 20. Considerado o maior edifício da América do Sul até 1947, foi projetado para possuir apenas 12 andares, porém, finalizado com 30 pavimentos em 1934, tendo os seus últimos 5 andares como a residencia do Martinelli. Atualmente abriga a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo (EMURB) e a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP). 

 

 FIGURA 8 - Edifício Martinelli como o edifício mais alto da época - 1929. (Fonte: prediomartinelli.com.br)

 

FIGURA 9 - Edifício Martinelli nos dias atuais. (Fonte: Internet)

 

 

EDIFÍCIO ALTINO ARANTES

 

Desde quando inaugurado esse edifício é um dos maiores marcos da capital paulista. Iniciado em 1939, teve sua conclusão no ano de 1947, sendo o primeiro edifício a desafiar o grandioso edifício Martinelli, mencionado anteriormente. 

 

De acordo com o portal "São Paulo Antiga", o edifício foi construído com 161 metros de altura, 35 andares, 2000 cofres de aluguel de diferentes tamanhos (cofres forte com portas circulares de 16 toneladas, 14 elevadores, 900 degraus e 1119 janelas.

 

FIGURA 10 - Edifício Altino Arantes (Fonte: Internet)

 

FIGURA 11 - Topo do Edifício Altino Arantes (Fonte: Internet)

 

AUDITÓRIO IBIRAPUERA

 

Projetado na década de 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer  o Auditório Ibirapuera foi inaugurado em 2005 após os seus 3 anos de construção. Para quem quiser conhecer, o Auditório é localizado a frente da Oca, dentro do Parque Ibirapuera.

 

FIGURA 12 - Interior do Auditório Ibirapuera (Fonte: GrupoAE)

FIGURA 13 - Interior do Auditório Ibirapuera (Fonte: GrupoAE)

 

ESTAÇÃO DA LUZ

 

Considerada uma das principais estações de São Paulo, o ponto de parada dos trens está ali desde 1867, tendo o prédio da estação da luz construído em 1901 através do projeto do famoso arquiteto britânico Charles Henry Driver. É um dos pontos de parada obrigatória na cidade de São Paulo.

FIGURA 14 - Construção da Estação da Luz (Fonte: Internet)

 

FIGURA 15 - Estação da Luz - Embarque dos trens (Fonte: Internet)

 

FIGURA 16 - Estação da luz e Museu da Língua Portuguesa de SP (Fonte: Internet)

 

 

MEMORIAL DA AMERICA LATINA

 

Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1989, o Memorial da América Latina, em São Paulo, teve as funções e usos de seus 8 prédios definidos pelo sociólogo Darcy Ribeiro, com o objetivo de integrar as nações que compõem a América Latina (Rubens Chiri). O terreno possui aproximadamente 84 mil metros quadrados com 25 mil de área construída.

 

De acordo com o site Wikipedia, corroborado pela Veja SP, na Praça Cívica, encontra-se a "mão aberta" projetado também pelo arquiteto Niemeyer, representando o mapa da América Latina pintado em esmalte sintético vermelho, em baixo-relevo no meio da palma, simbolizando uma mancha de sangue, dos episódios turbulentos do passado e aos problemas sociais da região.

 

FIGURA 17 - Monumento da Palma da Mão e a Passarela que interliga os dois lados do MAL. (Fonte: GrupoAE)

 

FIGURA 18 - Salão de Atos (Fonte: GrupoAE)

 

FIGURA 19 - Parte do Pavilhão da Criatividade (Fonte: GrupoAE)

 

FIGURA 20 - Biblioteca Latino-Americana (Fonte: GrupoAE) 

 

FIGURA 21 - Biblioteca Latino-Americana, foto interna (Fonte: GrupoAE)

 

IGREJAS

 

Mosteiro de São Bento

FIGURA 22 - Mosteiro de São Bento (Fonte: GrupoAE)

 

FIGURA 23 - Mosteiro de São Bento (Fonte: GrupoAE)

 

Da Sé

FIGURA 24 - Igreja da Praça da Sé (Marco Zero de São Paulo) - (Fonte: GrupoAE)

 

 

Entre as edificações citadas anteriormente, ainda temos diversos outros lugares para vistar em São Paulo que vale muito a pena!! Como por exemplo: Patio do colégio, Teatro Municipal, Centro Cultura do Banco do Brasil, Museu da Língua Portuguesa, Caixa Cultura de São Paulo, Biblioteca Mario de Andrade, Banco de São Paulo, Edifício Triangulo, Palacete Tereza Toledo Lara, Faculdade de Direito Largo São Francisco, Ouro para o bem de São Paulo, Centro em geral, Terraço Itália, Avenida Paulista, Pinacoteca, entre outros.

 

----

 

Escrito por: Carlos Alberto Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho. E-mail: carlos@aegrupo.com.br

 

Please reload

Siga