Mas afinal quais as diferenças da Cerâmica e Porcelanato?
Vamos responder esta pergunta para vocês entenderem a diferenças.
1. CERÂMICA
Os produtos cerâmicos, sob um ponto de vista dos materiais de construção civil, são obtidos pela moldagem, secagem e queima de argila ou de misturas contendo argila.
Os Revestimentos Cerâmicos possuem a composição de misturas de argilas e matérias inorgânicas. Seu processo de fabricação menos complexa que o Porcelanato, gerando peças com dimensões de menor uniformidade, porém, com ampla gama de texturas e estilos. Elas são as opções de pisos mais baratas encontradas no mercado.
Possuem em versões Esmaltadas, camadas impermeabilizantes encontradas com a sigla GL nas embalagens e Não Esmaltadas encontradas com a sigla UGL nas embalagens.
É resistente a ações de agentes químicos, não macha, à umidade, fácil limpeza e correm o risco de lascar por não serem muito resistentes.
O Revestimento Cerâmico possui um índice PEI (Porcelain Enamel Institute), a sigla representa o nome do instituo que regulamentou as normas para a classificação da resistência à abrasão superficial. Este índice classifica a superfície da cerâmica em relação à quantidade de trafego que ela irá receber.
PEI nº 0: Local de aplicação: Apenas em paredes. Desaconselhável para pisos.
PEI nº 1 – Baixa: Local de aplicação: Banheiros e dormitórios residenciais sem portas para o exterior. Locais onde se caminham de chinelo ou pés descalços. Mais recomendado instalar em paredes.
PEI nº 2 – Média: Local de aplicação: Todos os ambientes da residência, com exceção de cozinhas e entradas. Locais onde se caminha geralmente com calçados.
PEI nº 3 - Média / Alta: Local de aplicação: Ambientes internos como cozinhas, corredores, sacadas e quintais. Não recomendado em locais que tenham areia ou outros materiais mais duros que esta, como sujeira abrasiva.
PEI nº 4 – Alta: Local de aplicação: Todos os ambientes da residência e em comércio com alto tráfego, como por exemplo: Lanchonetes, Restaurantes, Bancos, Escolas, Lojas, Exposições aberto ao público e outras dependências. Podendo ser instalada em ambientes internos e externos
PEI nº 5 - Altíssimo: Local de aplicação: Ambientes residenciais e comerciais com tráfego muito elevado, como por exemplo: Supermercados, Aeroportos, Shoppings e Áreas públicas.
Figura 1 – Revestimento Cerâmico para Áreas Úmidas. (Fonte: GRUPO AE)
2. PORCELANATO
Os Porcelanatos possuem um processo de fabricação mais complexa, gerando um visual mais uniforme podendo ter brilho (porcelanato polido) ou não. Compostos de matérias-primas especiais, alta resistência à abrasão e resistência mecânica de durabilidade, sendo umas das suas principais características, e possuem baixa porosidade e absorção de água (menos de 0,5%).
Os Pisos Porcelanatos possuem vários tipos, alguns destes são:
Polido: Superfícies Polidas, ou seja, extremamente liso, indicado para áreas secas;
Esmaltado: Podendo ser Lisa ou Áspera, Brilhante ou Mate, tendo como indicação o seu uso através do PEI, pode ser fabricada através da aplicação de esmalte;
Struturato: Possui uma superfície levemente abrasiva. Ideal para áreas úmidas;
Natural: Resistente e pouco liso. Usado em ambientes comerciais e residenciais;
Acetinado: É o Porcelanato que possui em sua superfície um leve brilho;
Lapado: Porcelanato que imita os brilhos das pedras naturais;
Ext: Tendo sua superfície abrasiva, ideal para ambientes que possuem contato direto com água, possui um efeito antiderrapante;
Figura 2 – Piso Porcelanato. (Fonte: GRUPO AE)
Entenderam um pouco sobre esses dois materiais?
É claro que... Para a escolha de um desses materiais, Cerâmica ou Porcelanato, devemos considerar o ambiente e suas dimensões que iremos aplicar. Nada melhor para vocês leitores, entrarem em contato com um dos nossos Arquitetos para auxiliar na escolha do tipo, dimensão, paginação e cor do seu revestimento. E ai, vamos Projetar?
Vou deixar dois links para vocês terem outra noção de revestimentos semelhantes aos que comentei acima:
Obviamente que para a execução dos revestimentos, trabalhamos com os itens abaixo:
-----
Escrito por: João Vitor Hayashi Almeida Machado, Engenheiro Civil formado na Faculdade Pitágoras, em 2014. Cursando MBA em Gerenciamento de Projetos. E-mail: joao.vitor@aegrupo.com.br
Comentários