Posts Recentes
Posts Em Destaque

ALVENARIA ESTRUTURAL


Uma obra racional, com redução de tempo e perdas materiais? Sim, é possível!! A utilização correta da alvenaria estrutural possibilita alcançar um resultado estético agradável, com segurança e além de um canteiro de obras limpo e econômico.


FOTO 1 - Alvenaria estrutural. Fonte: <http://www.ufrgs.br/napead/repositorio/objetos/alvenaria-estrutural/>

As edificações construídas pelo método tradicional (concreto armado e vedação em tijolos) demandam uma extensa quantidade de profissionais e tempo, pois se faz necessário a montagem e desmontagem de fôrmas, colocação de maior quantidade de armaduras, concretagem e na maior parte das estruturas, o longo prazo de cura do concreto. Já no caso das paredes estruturais, o projeto é modulado através de blocos de concreto pré-moldados, previamente definidos no projeto arquitetônico e estrutural, fazendo assim necessário a compatibilização de todos os elementos da construção: Passagem de dutos, pontos hidráulicos e elétricos, encontro de paredes, aberturas de janelas e portas, entre outros elementos. Deste modo, otimizando ainda mais a construção e podendo oferecer um produto de maior qualidade.

  • Propriedades do bloco estrutural em comparação com o tijolo comum e seu desempenho estrutural:


FOTO 2 - Relação das propriedades do bloco e dos tijolos. Fonte: Ramalho, Márcio A., and Marcio RS Corrêa. Projeto de edifícios de alvenaria estrutural. Pini, 2003.


FOTO 3 - Carga distribuída no solo através da parede de blocos. Fonte: <wwwp.feb.unesp.br/pbastos/alv.estrutural/Alvenaria%20Estrutural%20-%20JC%20Campos.pdf>

Desde a década de 60, o Brasil conta com uma grande melhora da mão-de-obra, mão-de-obra essa que em conjunto com as ferramentas corretas e supervisão adequada podem ser muito econômicas. Lembrando que este sistema não possibilita mudanças na obra e nem após obra concluída, sendo esta uma das desvantagens, onde o usuário ficará restrito em casos de reformas.


FOTO 4 - Residência em blocos de concreto aparente, orçamento de R$ 150 mil, ganhou o Building of the Year 2016 SP– Arquitetos: Danilo Terra, Pedro Tuma e Fernanda Sakano. Fonte: <http://www.cimentoitambe.com.br/casa-de-domestica-ganha-premio/>

Como citado, a principal adversidade da parede estrutural é a impossibilidade de modificação da planta, uma vez que concluída a obra. Neste caso o uso de divisórias de alvenaria não-estruturais (tijolos) ou painéis de gesso acartonado podem auxiliar na definição do projeto. Portanto, ao escolher este tipo de estrutura ou qualquer outro método de construção, é fundamental a contratação de profissionais capacitados e não somente habilitados.

Lembre-se que o barato pode sair caro.

ESCRITO POR: Caroline Jacomine, graduanda de Arquitetura e Urbanismo, UniFil.

--

BIBLIOGRAFIA:

Ramalho, Márcio A., and Marcio RS Corrêa. Projeto de edifícios de alvenaria estrutural. Pini, 2003.

NBR 10837 - NB 1228 - Calculo de Alvenaria Estrutural de Blocos Vazados de Concreto

http://piniweb.pini.com.br/construcao/noticias/alvenaria-estrutural-sem-segredos-80173-1.aspx

#paredes #empreita #sistemaconstrutivo #estruturas #reduçãodecusto #limpeza #sustentabilidade #engenharia #engenhariacivil #arquitetura #solução #otimização #grupoae #administração #obras #execuçãorápida #execução

Siga
No tags yet.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
GRPAE ARQUITETURA E ENGENHARIA LTDA 
CNPJ: 28.872.441/0001-00
RUA GOIAS, 2000, SALA 04
CENTRO
LONDRINA - PR
(43) 3351-5195
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp