August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

TRINCAS VERTICAIS E HORIZONTAIS EM PAREDES: Atuação de Sobrecargas

February 15, 2018

SOBRECARGAS: Excesso de carga (peso) considerada ou não no cálculo estrutural.

 

Muito comum em trechos contínuos de alvenaria, as trincas provenientes das sobrecargas uniformemente distribuídas possuem duas características em especifico, as trincas verticais, sendo as mais típicas (Figura 01), e as trincas horizontais (Figura 02).

Figura 1 – Fissuração típica da alvenaria causada por sobrecarga vertical

 

A trinca acima é proveniente da deformação transversal da argamassa sob ação das tensões de compressão, ou da flexão local dos componentes da alvenaria. Já a trinca abaixo, é proveniente da ruptura por compressão dos componentes da alvenaria ou da própria argamassa de assentamento, ou ainda, de solicitações de flexocompressão da parede.

Figura 2 – Trinca Horizontal na alvenaria proveniente de sobrecarga

 

EXTRA: Atuação de sobrecargas localizadas ou concentradas em uma determinada região pode provocar a ruptura dos componentes de alvenaria na região aplicada, causando o surgimento de fissuras inclinadas ou diagonais (Figura 03).

Figura 3 – Fissuras e propagações ocasionadas no ponto de aplicação da carga

 

É valido destacar que não são somente pelas atuações de sobrecargas que são provenientes as trincas. Outros inúmeros fatores podem contribuir com o problema de trincas e fissuras nas paredes, ou até mesmo em estruturas, partindo disto é sempre importante contratar um Engenheiro Civil para avaliar as fissuras e emitir um Parecer Final sobre qual tipo de fissura é, sua origem, recuperação, custo e riscos.

 

Uma forma deste profissional se responsabilizar pelas fissuras ou trincas é que seja elaborado um Laudo Técnico juntamente com sua ART - Anotação de Responsabilidade Técnica.

 

          Leia também:

 

---

 

Escrito por: João Vitor Hayashi Almeida Machado, Engenheiro Civil formado na Faculdade Pitágoras, em 2014. Cursando MBA em Gerenciamento de Projetos. E-mail: joao.vitor@aegrupo.com.br

Please reload

Siga