August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

TIPOS DE PORTA

A porta é um elemento importante no momento em que estamos desenvolvendo o projeto de arquitetura e que irá fazer parte de uma residência, edifício ou qualquer construção.

 

Por existir uma grande variedade, é necessário saber o modelo, abertura, material e qual função a porta desempenhará. Posicionadas em áreas com acesso externos, tem a função principalmente de segurança, mas dependendo do material utilizado, pode proporcionar iluminação e ventilação natural. Em ambientes internos, pode delimitar ou separar dois ambientes, ou então fazer parte da decoração.

 

 Figura 1 –  A lança de São Jorge em vasos.

 

 

1. Os materiais mais comuns encontrados no mercado são:

 

  • MADEIRA

Tem como vantagens bom isolamento acústico e térmico, beleza e fazendo sua manutenção pode durar bastante. As desvantagens são a manutenção constante em portas com acesso a áreas externas, limpeza e cuidado com cupins e umidade.

 

  • PVC

O PVC tem a vantagem de ser um material 100% reciclável, com alta durabilidade e resistente à umidade. Atualmente existe vários tipos de portas em PVC, mas somente as sanfonadas possuem desvantagem. São barulhentas, sem segurança e com design não muito agradável.

 

  • ALUMÍNIO

Utilizadas normalmente em áreas litorâneas, externas ou ambientes como cozinha, é material de alta durabilidade e que não enferruja, porém pode ter um custo maior que a madeira e o aço.

 

  • AÇO

Normalmente utilizada por usuários preocupados com a segurança do estabelecimento, é comumente disposta em portões de estabelecimentos comerciais ou para entrada de veículos em residências. 

 

  • VIDRO

Por possui a vantagem de ser resistente a água e proporcionar a iluminação natural, é usualmente designada para ambientes como cozinha, área de serviço e banheiros.

2. No mercado, os modelos mais comuns encontrados são:

 

  • ABRIR

Por ser a mais comum, é denominada “abrir”, apesar de todas os tipos abrirem. Composta por uma única folha e dobradiça na lateral da guarnição, abre de forma vertical.

 

  • CORRER

Batizada de “correr” pois é uma porta com uma ou mais folhas onde a mesma corre lateralmente por um trilho no chão ou acima na guarnição.

 

  • BASCULANTE

É semelhante a porta de abrir, porem a dobradiça ou pistão posicionada de forma que a folha da porta abra horizontalmente para cima.

 

  • PIVOTANTE

Similar a porta de abrir, porém ao abrir a folha da porta, ela se desprende da guarnição e gira em um pivô posicionado de forma vertical no chão e na guarnição acima.

 

  • SANFONADA

Semelhante a porta de correr, a sanfonada possui vincos verticais na sua folha para que ela se dobre várias vezes de forma vertical, semelhante a uma sanfona, até abrir totalmente o vão de passagem.

 

  • CAMARÃO

Sistema igual a porta sanfonada, porem a qualidade do material da porta é superior e são dobradiças em sua folha ao invés dos vincos.

 

Deste modo, é correto afirmar que existem uma gama de portas com tipos e materiais que podem atender cada tipo de finalidade. Para saber mais ou duvidas em como designar portas de forma correta basta entrar em contato com um dos nossos arquitetos ou engenheiros.

Escrito por: Rafael Augusto Baioni Gomes, Arquiteto e Urbanista formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Projeto arquitetônico pela UEL, em 2015.     E-mail: rafael@aegrupo.com.br

Please reload

Siga