August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

TIPOS DE JANELAS

Usadas para entrada de iluminação e ventilação natural, as janelas são parte fundamental de uma construção, entretanto você já parou para pensar em quantos tipos diferentes de janelas temos hoje no mercado?

 

Para definir o tipo de janela ideal para o ambiente é importante estudar o seu posicionamento em relação aos ventos, insolação, entre outras variantes que podem interferir na escolha, além de que cada uma delas possuem funções diferentes.

 

Hoje no mercado temos diversas opções de materiais de acabamentos como: aço, alumínio, madeira, PVC e o popular “blindex”, porém no post de hoje vamos focar no funcionamento das e o porquê deles.

 

Imagem 01 – Tipos de janelas. (Fonte: INTERNET)

 

  • CORRER

 

A janela de correr é um dos tipos mais comuns existente no mercado, é um ótimo custo benefício e tem a possibilidade de escolher com ou sem veneziana, ou tela mosqueteiro. Uma ótima opção recém-chegada ao mercado é a veneziana vertical embutida, com ela é possível conseguir o máximo de iluminação no ambiente.

Uma desvantagem da janela de correr é que no caso da ventilação o aproveitamento é somente 50% do vão livre e quando adicionada a veneziana, perde-se metade da iluminação natural do ambiente.

 

 

  • BANDEIRA VENEZIANA

 

Este modelo já foi muito comum antigamente, geralmente feita em madeira, a janela de bandeira é uma ótima opção para garantir a iluminação total do vão. Um cuidado que se deve tomar é a utilização em casas térreas pois a veneziana se projeta para fora podendo causar acidentes.

 

  • GUILHOTINA

 

Abrindo na vertical, a janela guilhotina é um modelo tradicional e é encontrada geralmente em casas e apartamentos mais antigos, porém existem no mercado modelos mais modernos.

Garante uma insolação plena, porém, assim como a janela de correr, a ventilação fica restrita à 50% do vão. Este modelo de janela também precisa de cuidado na utilização.

 

  • PIVOTANTE

 

O sistema da janela pivotante consiste basicamente na fixação do eixo podendo ser horizontal ou vertical e a rotação de um giro de até 90º sobre este eixo, muita gente confunde este modelo com o maxi-ar. Pode ser utilizada de banheiros até sala de estar, este tipo de janela vem ganhando espaço no mercado por sua manutenção ser fácil, e vencem grandes vãos.

Além disto, a janela pivotante consegue uma entrada de ventilação e insolação de 100% do vão.

 

  • BANDEIRA

 

O sistema de bandeira é praticamente o mesmo que uma janela de abrir, o aproveitamento da ventilação é total, porém ela ocupa bastante espaço para dentro ou fora do ambiente.

 

  • MAXI-AR

 

A janela maxi-ar é semelhante ao da pivotante ou basculante, ela possui abertura em eixo vertical perpendicular garantindo uma total ventilação, muito comum em ambientes comerciais/corporativos.

 

  • BASCULANTE

 

A janela basculante possui abertura simples através de um mecanismo de eixo horizontal, são bastante utilizadas em cozinhas, banheiros e áreas de serviço, uma vantagem deste modelo é que a abertura pode ser controlada. 

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de janela, entre em contato conosco para criarmos um projeto que você sempre sonhou!

Escrito por: João Paulo A. Monteiro, Arquiteto e Urbanista formado na UniFil, em 2013. E-mail: joao@aegrupo.com.br

Please reload

Siga