August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

TIPOS DE ARGAMASSA COLANTE

August 24, 2017

Quem nunca imaginou em trocar todos os revestimentos de casa ou de pelo menos um ambiente? Por mais que sua casa esteja nova, sempre pensamos em alterar alguma coisa, não é verdade?

 

Bom, aproveitando a necessidade que temos de estar sempre inovando, este post tem a finalidade de mostrar para vocês os principais tipos de argamassa que vocês poderão estar utilizando em casa para trocar seus revestimentos cerâmicos.

 

Hoje no mercado nós encontramos diferentes marcas e diferentes tipos de argamassa, entretanto, a classificação básica das argamassas é: AC-I, AC-II e AC-III (argamassa colante tipo I, II ou III). Assim, vamos falar um pouco de cada uma dessas argamassas e suas variações, acompanhem abaixo:

 

AC-I (ARGAMASSA COLANTE TIPO I)

 

As argamassas “AC-I” são as argamassas menos resistentes e que possuem o menor valor de mercado. Este tipo argamassa é indicado para você assentar pisos e azulejos em áreas internas de sua edificação (molhadas ou não), onde não haja um tráfego elevado de pedestres. Atualmente, algumas marcas já conta com 2 tipos de AC-I no mercado, a AC-I comum, que é indicada para ambientes sem umidade e sem contato com água e a AC-I que poucas pessoas conhecem, que é aquela que é dedicada para ambientes como banheiros e cozinhas.

 

ATENÇÃO: Verifique com um profissional da área ou com o fabricante, quais são as limitações desta argamassa.

 

 

AC-II (ARGAMASSA COLANTE TIPO II)

 

As argamassas do tipo “AC-II” são produzidas para serem utilizadas em ambientes externos, sujeitos à ventos e chuva, ou ainda, para ambientes molhados, onde sempre haverá contato com água.

 

ATENÇÃO: Verifique com um profissional da área ou com o fabricante, quais são as limitações desta argamassa.

 

AC-III (ARGAMASSA COLANTE TIPO III)

 

As argamassas do tipo “AC-III” são as que menos utilizamos, pois seu uso é específico e seu custo é mais elevado. Este tipo de argamassa é utilizado em locais com alto tráfego de pessoas (como em shoppings por exemplo), piscinas, saunas (com limitação de temperatura), porcelanatos de até 60x60cm, e revestimentos cerâmicos de fachada com dimensão máxima de 20x20cm. Para revestimentos de fachada maiores que 20x20cm e até 60x60cm, utilizamos a AC-III-E/Alta performance.

 

 

Além das argamassas citadas, não podemos deixar de citar os outros tipos de argamassa colante que existe no mercado, produzidas para atender as diferentes necessidades, sendo elas:

  • Assentamento de piso sobre piso;

  • Assentamento de peças que serão submetidas à altas temperaturas (churrasqueiras e lareiras por exemplo);

  • Assentamento de granito e mármore;

  • Assentamento de cobogó e blocos de vidro;

  • Assentamento de pastilhas (interno, externo e fachadas);

  • Assentamento de porcelanato (na maior parte dos casos podemos utilizar as argamassas AC-I e AC-II, porém, não em todos os casos);

  • Assentamento de super formatos; e

  • Assentamento de grandes formatos.

 

Bom, espero que tenha ficado claro quais são os principais tipos de argamassa que temos no mercado, destaco que é fundamental estar sempre atento, pois as indústrias estão inovando todos os dias, e trazendo novos materiais para o mercado.

 

 

 

  O importante NÃO É A MARCA e sim se o produto especificado é o correto para sua necessidade e se atende os requisitos das normas técnicas de desempenho.

 

 

 

De modo resumido, as argamassas variam de acordo com sua resistência e utilização. Assim, variando também seu preço e consumo por metro quadrado (kg/m²). Caso tenham alguma dúvida, será um prazer lhe auxiliar!

 

Caso queira realizar uma reforma em sua casa, venha tomar um café conosco e tirar algumas de suas dúvidas! Agende um horário...

 

 

----

 

Escrito por: Carlos Alberto Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho. E-mail: carlos@aegrupo.com.br

 

----

 

REFERÊNCIAS

1 - http://www.usinafortaleza.com.br/.

2 - http://www.ligamaxgold.com.br/produtos.php?catID=1

3 - http://www.votorantimcimentos.com.br/htms-ptb/Produtos/Votomassa.htm

4 - https://www.weber.com.br/argamassas-e-rejuntes.html

 

Please reload

Siga