top of page
Posts Recentes
Posts Em Destaque

AS TELHAS METÁLICAS E SUAS INDICAÇÕES


Utilizada desde a década de 50, a telha metálica é amplamente utilizada no Brasil, sendo normalmente aplicada em telhados de barracões ou edifícios industriais. Sua popularidade é resultante de suas inúmeras vantagens, como por exemplo, material de alta durabilidade, redução do peso da estrutura e agilidade na instalação, sendo possível encontrar em grande parte do Brasil.


telha-metalica

Figura 1 – A telha metálica empregada em grandes vãos. Fonte: http://www.brasilit.com.br

Porém, para especificar este tipo de telha é imprescindível que o projeto arquitetônico e da estrutura metálica do telhado estejam compatibilizados e de acordo com aspectos técnicos, como a inclinação do telhado, estética e fatores econômicos.

No Brasil é possível encontrar uma grande variedade de tipos e formatos de telhas metálicas, existem a de alumínio, como sendo a mais comum no mercado desde 1950; a de aço galvanizado; galvalume, que é a combinação de uma liga metálica entre alumínio e aço; e a de cobre e titânico, que apesar de serem menos populares pelo alto valor, possuem alta resistência à intempéries. Já os formatos mais comuns são de chapa com espessuras de 0,30 a 2,70 milímetros, larguras entre 70 a 152 milímetros e comprimentos de 1,50 a 6,00 metros.

Nos tópicos a seguir você poderá encontrar as principais indicações para cada tipo dessas telhas, acompanhe abaixo.


telhas-metalicas

Figura 2 - Os tipos de telhas metálicas. Fonte: http://www.tudoconstrucao.com

1. TELHA CONVENCIONAL ONDULADA


telha-metalica-ondulada

Figura 3 - Telha convencional ondulada. Fonte: http://www.brasilit.com.br

Indicada para telhados curvos e vão menores, sendo a solução mais econômica em relação as telhas metálicas. É possível encomendar pintada de fábrica em várias cores, conferindo uma proteção ainda maior.

2. TELHA CONVENCIONAL TRAPEZOIDAL


telha-metalica-trapezoidal

Figura 4 - Telha convencional trapezoidal. Fonte: http://www.brasilit.com.br

É considerada a mais empregada no Brasil devido as suas características. O seu formato facilita a sua instalação, é encontrada em várias medidas e versátil em sua utilização, sendo usada desde em telhados até em fechamentos laterais de barracões. Igualmente à ondulada, é possível encomendar pintada de fábrica.

3. TELHA AUTOPORTANTE


telha-metalica-autoportante

Figura 5 - Telha autoportante. Fonte: https://www.multiporte.com.br

Como o próprio nome diz, a sua vantagem é de vencer grandes vãos sem a utilização de estruturas metálicas para auxiliarem na sustentação do telhado. O seu formato e tamanhos são variados de acordo com cada fabricante.

4. TELHA FORRO METÁLICA


telha-metalica-para-forro

Figura 6 - Telha forro metálica. Fonte: https://www.proveracotelhas.com.br

Normalmente utilizadas em edifícios que não possibilitam a instalação de forro abaixo do telhado, é uma alternativa interessante pois é uma telha composta de três camadas: uma faixa superior de telha em aço no formato Trapezoidal, com o núcleo em EPS ou Poliuretano, e uma faixa inferior em PVC, trazendo um aspecto ''clean'' ao ambiente.

5. TELHA ZIPADA


telha-zipada

Figura 5 – A telha zipada. Fonte: http://www.isoeste.com.br

Consiste em um sistema de acomodação diferente das demais. Neste tipo de telha, a instalação é feita de forma continua sem a utilização de parafusos e emendas, conferindo assim uma perfeita estanqueidade. Recomendada para construções de médio e grande porte a inclinação utilizada neste tipo de telha é a partir de 2,5%.

6. TELHA METÁLICA ROLL-ON


telha-roll-on

Figura 6 – A telha roll-on. Fonte: http://www.marko.com.br

Um sistema diferenciado das demais telhas metálicas, é recomendada para grandes construções, onde é desenrolada bobinas em cima da treliça metálica e assim trabalhando de forma continua e integrada, dispensando emendas, furos e sobreposições, garantindo assim uma maior estanqueidade.

Como é possível constatar, existem inúmeros tipos de telhas metálicas. Agora é só escolher qual é a melhor solução para o seu tipo de edificação, mas vale lembrar que o auxílio de um arquiteto ou um engenheiro civil é sempre recomendado para a melhor escolha de telhado.

----

Escrito por: Rafael Augusto Baioni Gomes, Arquiteto e Urbanista formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Projeto arquitetônico pela UEL, em 2015. E-mail: rafael@aegrupo.com.br

Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page