August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

SOLUÇÕES PARA O TRANSBORDAMENTO DE CALHAS PLUVIAIS

September 6, 2018

Neste post, trataremos de possíveis soluções para os mais típicos problemas de transbordamento das calhas de águas pluviais presentes nos telhados das mais diversas edificações.

 

Chuvas torrenciais estão cada vez mais comuns no planeta. Isso se deve pelas mudanças climáticas que, por si só, representam um tema bastante complexo e que deve ser abordado em outros artigos.

 

O uso de calhas e condutores para direcionar as águas pluviais para sarjetas, galerias e rios é intrínseco na cultura da construção civil brasileira. O sistema de escoamento de águas pluviais deve ser devidamente projetado para que não surjam problemas, dentre eles o problema de transbordamento das calhas.

 

Algumas causas desse problema serão abordadas a seguir.

 

 

1. ACÚMULO DE DETRITOS NO INTERIOR DA CALHA OU BOCA

 

Para este problema, deve-se verificar os seguintes itens:

 

1.1. Há acúmulo de sujeiras nas calhas e principalmente no bocal?

  • Providenciar a limpeza das calhas e bocais.

 

1.2. Há árvores com galhos avançando sobre o telhado?

  • Podar os galhos de árvores próximas.

 

 

2. DIMENSIONAMENTO INADEQUADO DE CALHAS E CONDUTORES

 

Para este problema, deve-se verificar se o dimensionamento das calhas e condutores está adequado à área de contribuição da cobertura. Deve-se contratar um profissional de engenharia civil capacitado para elaborar o projeto de esgotamento de águas pluviais.

 

Uma solução esperada é corrigir o sistema de escoamento de águas pluviais, redimensionando todo o sistema (ou nos gargalos) e/ou fazendo modificações de posicionamento e números de calhas e condutores.

 

 

3. CAIMENTO INADEQUADO DA CALHA

 

Toda calha nunca é perfeitamente nivelada, pelo contrário, todas as calhas estão levemente inclinadas para os bocais. Deve-se verificar se o caimento da calha está de acordo com as áreas de contribuição da cobertura e se está caminhando para os bocais certos.

 

Corrigir este problema é lógico: acertar os erros construtivos de caimento e áreas de contribuição.

 

Escrito e adaptado por: Marcio Meranca Almeida Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Gestão de Projeto e Técnico em Transações Imobiliárias. E-mail: marcio@aegrupo.com.br

 

Please reload

Siga