August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

SEGURANÇA DO TRABALHO: UTILIZAÇÃO DE EPI EM OBRAS DE INTERIORES

February 1, 2018

Você já ouviu falar dos equipamentos de proteção individual? Não? Bom, os EPIs são equipamentos utilizados pelo trabalhador para diminuir a possibilidade de acidentes. São equipamentos de uso obrigatório os quais devem ser fornecidos pela empresa aos funcionários, sendo de responsabilidade do trabalhador cuidar deste equipamento e manter ele em boas condições de uso.

 

Hoje na indústria contamos com diversos equipamentos de proteção para as mais diversas funções e riscos. Hoje vamos trazer os EPIs que devem ser utilizados em obras de interiores, colocando a segurança para caminhar junto com o sonho do cliente.

 

No Brasil, infelizmente temos a cultura de que se proteger é frescura, ainda mais no nosso ramo (construção civil). A mídia e os órgãos fiscalizadores vem tentado mudar esse pensamento dos trabalhadores, e nós, engenheiros e arquitetos, devemos fazer parte disso.

 

Trabalhando dentro de construções já edificadas temos a sensação de que estamos seguros e não precisamos nos proteger, o que é um equívoco, pois há diferentes riscos que podem até mesmo deixar sequelas neste tipo de trabalho.

 

Em obras de interiores, é fundamental que o trabalhador utilize ao menos: Capacete, protetores auditivos, calça comprida e bota de segurança. Itens esses que devem ser utilizados até mesmo pelo arquiteto, engenheiro, mestre de obra ou visitante. Conheça um pouco do risco de não utilizarmos abaixo:

 

CAPACETE

 

O capacete vem assegurar que não machuquemos a cabeça com batidas ou outros traumas, como é o exemplo de se abaixar sob uma pia e ao levantar bater a cabeça na quina, podendo levar à um desmaio ou apenas um corte ou um incomodo dolorido.

 

 PROTETORES AUDITIVOS

 

Os protetores auriculares, ou ainda protetores auditivos, são fundamentais em obras devido à grande quantidade de ruídos elevados (som elevado das máquinas e operários trabalhando). Agora pense comigo... Se em um ambiente aberto já é fundamental, imagine em um ambiente fechado onde o som não consegue se dissipar no ambiente? A altura de uma serra mármore cortando piso, uma serra circular cortando um batente ou apenas o barulho de uma marreta quebrando piso é muito maior, podendo diminuir a nossa capacidade auditiva, nos dar tontura ou até mesmo deixar o operador ou aquele que estiver próximo surdo.

 

 

 

CALÇA COMPRIDA E BOTA DE SEGURANÇA

 

Os itens de vestimenta não precisamos nem falar muito né? É imprescindível o colaborador estar utilizando uma calça e uma bota com a finalidade de evitar queimaduras, arranhados, cortes superficiais e perfurações.

 

 Agora que você conhece os principais itens, vamos falar um pouco de alguns dos equipamentos específicos?

 

Embora existam outros equipamentos, hoje vamos apresentar apenas as luvas, máscaras, aventais e óculos de proteção.  Acompanhe abaixo:

 

LUVAS DE PROTEÇÃO

 

As luvas são imprescindíveis à qualquer pedreiro, eletricista ou ajudante. Pois as luvas nos protegem de ataques químicos, biológicos e de acidentes. É muito importante citar que existem diferentes tipos de luvas, conforme vocês pode conhecer abaixo:

 

 

 1) Alta tensão; 2) Vaqueta; 3) PVC; 4) Látex; 5) Neoprene; 6) Nitrílica

 

 

MÁSCARAS

 

Não diferente das luvas, as máscaras possuem diversas aplicações e recomendações, e dentre elas eu devo lembrar que todo corte de material em um ambiente fechado aumenta o risco de doenças ocasionadas pela respiração. Imagine comigo... Você é um pintor(a) e esta lixando uma parede com massa corrida ou gesso... Se não estiver utilizando uma mascará adequada, todo aquele pós estará se dirigindo aos seus pulmões.

 

Abaixo conheça os tipos de mascaras do mercado:

 

 

AVENTAIS

 

De forma genérica, os aventais são pouco utilizados, entretanto, é um equipamento que te ajuda em caso à evitar cortes e queimaduras.

 

ÓCULOS DE PROTEÇÃO

 

Todos gostam de utilizar um óculos escuro quando está sol para proteger os olhos da claridade né? Então porque não proteger os olhos de fagulhas, poeira e outros itens que possam levar à uma perfuração? Conheça os óculos abaixo:

 

 

Lembrando que para cada função existem equipamentos específicos.... Não deixe de usar, previna-se.

 

Caso precise uma consultoria, laudo técnico ou elaboração de documentos relacionados à área da segurança, não deixe de nos fazer um visita.

 

----

 

Escrito por: Carlos Alberto Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho. E-mail: carlos@aegrupo.com.br

 

Please reload

Siga