August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

SEGURANÇA DO TRABALHO: TRABALHO EM ESPAÇOS CONFINADOS

September 13, 2018

Em primeiro lugar, o que é trabalho em espaço confinado? O que caracteriza espaço confinado? Você sabe? Parece algo muito complexo e o fora do nosso dia-a-dia de engenheiro ou arquiteto, entretanto, se você pensa isso, está enganado (a)!

 

O espeço confinado é qualquer local onde não foi projetado para alguém entrar e trabalhar ali dentro, como tubulões, silos, tubulações de esgoto/água, galerias existentes no meio da rua e outros locais que possuam difícil acesso e pouca ou nenhuma ventilação.

 

Tecnicamente, a Norma Regulamentadora (NR) 33, em seu item 33.1.2 cita do seguinte modo:

 

“Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio”.

 

Para entender um pouco mais sobre a deficiência e enriquecimento do oxigênio:

 

DEFICIENCIA: Menos de 20,9% de oxigênio no local.

 

ENRIQUECIMENTO: Conter mais do que 23% de oxigênio em volume no local.

 

 

Embora seja um local muito hostil para o trabalho, muitas vezes é necessário que o trabalhador realize essa função, então, é fundamental que a empresa forneça todas as condições de segurança para este trabalhador, resguardando a si mesma e vida do seu funcionário.

 

Para todos aqueles que se interessam por segurança do trabalho ou que irá atuar em áreas que há trabalho confinado, é fundamental a leitura da NR-33, nela há uma série de obrigações e deveres do empregado e empregador, como no restante das normas.

 

A NR-33 indica no item 33.3.5.3 que a capacitação dos trabalhadores de espaço confiado seja anual e com a carga horária mínima de 8 horas. Os trabalhadores, incluem não some aqueles que irão atuar dentro deste ambiente, mas sim, toda a equipa que será mobilizada para que isso aconteça.... Desde o engenheiro ou arquiteto da obra, até os funcionários que por perto estarão.

 

Neste meio de trabalho, é fundamental citar que NUNCA deve ser realizado sozinho, sempre devendo haver algum colega de “vigia” ao lado de fora, monitorando o ambiente e estando em alerta para qualquer anomalia que possa surgir durante o desempenho das funções. Estando todos atentos à paralisação e desocupação imediata caso haja algum risco iminente.

 

COMO REALIZAR A SEGURANÇA DO LOCAL

 

Consideram que o trabalho em espaço confinado não é tão comum, embora não seja complicada, não podemos deixar de abordar aqui.

 

Como em qualquer área, devemos utilizar os equipamentos de proteção individual e os equipamentos de proteção coletivos. Sendo assim, acompanhe abaixo os principais métodos de resguardar uma vida neste ambiente hostil.

  • Sinalização com placas: Perigo, risco de morte, proibido equipamento que gere calor ou faísca, espaço confinado, apenas pessoal autorizado;

  • Restringir a área com faixas e cones. Se necessário, até mesmo com tapume;

  • Tripé de resgate caso o ambiente for abaixo do solo;

  • Ao menos 1 vigia (aconselho pelo menos 2);

  • Treinamento de capacitação anual ou semestral se possível;

  • Constante palestra de conscientização;

  • Equipamento de socorro próximo ao local de trabalho;

  • Equipamentos de medição de gases se necessário;

  • Rádio de comunicação;

  • Exaustor ou insuflador de ar, se for o caso;

  • EPI’s em geral (macacão, óculos, mascara, luvas, botina, capacete; protetor auricular);

  • Estrutura de contenção de terra;

Para finalizar, lembro que dentro das NR você encontra quando é necessário um técnico e/ou um engenheiro de segurança em seu local de trabalho, entretanto, destaco que SEMPRE é fundamental haver uma equipe de segurança, inclusive uma CIPA e SESMT, afim de resguardar a todos.

 

Caso esteja procurando por um laudo ou um acompanhamento em sua empresa (seja indústria, construção civil ou apenas uma loja), entre em contato conosco e faça o seu orçamento.

 

Escrito por: Carlos Alberto G. S. M. Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UTFPR-Londrina, em 2016. E-mail: carlos@aegrupo.com.br

 

https://conect.online/blog/nbr-16577-entenda-tudo-sobre-a-protecao-em-espaco-confinado/

http://bombeiroswaldo.blogspot.com/2011/06/trabalho-em-espaco-confinado-como.html

http://www.seguripericias.com.br/servicos/consultoria-e-treinamentos/nr-33-treinamento-para-trabalhos-em-espacos-confinados.html

http://blog.inbep.com.br/tudo-trabalho-em-espacos-confinados-nr33/

https://sites.google.com/site/langeotecniaefundacao/contato/43-espacos-confinados

https://www.obrar-engenharia.com.br/servi%C3%A7os/

Usar foto também da obra do Ascênsio (estagio márcio)

http://fuocoassessoria.wixsite.com/fuocoassessoria/copia-salvamento-aquatico

http://institutofisiomar.com.br/blog/?p=2390

http://www.bonier.com.br/prancha-resgate-espaco-confinado

https://www.tagout.com.br/placa-perigo-espaco-confinado/

Please reload

Siga