August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

REVESTIMENTOS CIMENTÍCIOS

December 21, 2017

Os revestimentos cimentícios podem ser uma ótima opção quando se está reformando ou construindo e você quer dar aquele “up” em alguma parede especial, este tipo de revestimentos ganharam força nos últimos anos e entraram com tudo na decoração de interiores.

 

Primeiramente utilizado em áreas de piscinas pela característica de serem atérmicos, ou seja, não absorverem (ou absorverem muito pouco) calor, os revestimentos cimentícios vem se consolidando no mercado brasileiro como a melhor opção tanto para áreas externas quanto para áreas internas, temos também opções no mercado que são drenantes e antiderrapantes, muito indicados para áreas molhadas.

 

Hoje o leque de opções de formatos e texturas é muito mais extenso do que a alguns anos atrás, temos no mercado formas tridimensionais, texturas que imitam madeiras, pedras naturais, entre tantos outros formatos e cores.

 

Nas áreas internas usamos para dar destaque em alguma parede em especial, como no caso abaixo (Figura 1) que por ser a entrada do apartamento e uma área de living caiu muito bem este revestimento tridimensional da CASTELATTO, ou como na Figura 2 que quisemos dar destaque a televisão, porém não queríamos um painel tradicional em marcenaria, por isso optamos pelo uso do revestimento cimentício.

 

FIGURA 1 – Revestimento cimentício na sala - Marca: CASTELATTO / Modelo: INFINITY (Fonte: GRUPO AE)

 

FIGURA 2 – Revestimento cimentício no quarto - Marca:CASTELATTO / Modelo: SCALENO (Fonte: GRUPO AE)

 

 

"Por ter como base o cimento, as peças de revestimento cimentício possuem alta resistência e durabilidade e quase não trincam, racham ou descolam." (Grupo Via Paris)

 

Para o assentamento perfeito é necessário a impermeabilização da parede que vai ser assentado o revestimento (caso seja em área externa), para colar use argamassa para pedras naturais ou a especificada pela marca, pois tem uma formula que possibilita uma melhor ancoragem da peça na parede. Em quase todos os casos a junta é seca, não necessitando de rejunte entre as peças (por isso da impermeabilização da parede antes do assentamento). Outra dica importante é a impermeabilização do revestimento caso esteja em área externa evitando assim o acúmulo de água e a criação de limo nas peças.

 

---

 

Escrito por: João Paulo A. Monteiro, Arquiteto e Urbanista formado na UniFil, em 2013. E-mail: joao@aegrupo.com.br

Please reload

Siga