August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

PATOLOGIAS: Principais Causas da Umidade e Infiltração.

August 23, 2018

Infelizmente as patologias tem se manifestado de forma corriqueira nas edificações do Brasil. Isso acontece pela falta de cuidado que o “construtor” ou o proprietário tem com as boas práticas da execução e com a economia dos materiais.

 

Tudo bem que o leigo vê alguns gastos como “desnecessários”, principalmente com os itens que não ficarão aparentes na edificação. Entretanto, cabe a nós orientar de forma correta e saber especificar o material ideal para cada caso especifico. Com isso, levar o cliente a compreender que realmente é necessário seguir as suas orientações é imprescindível, tendo em vista que é possível diminuir os problemas futuros.

 

É válido lembrar que raramente alguém fala muito bem de você por algum serviço bem feito, afinal, você está fazendo o seu trabalho.... Em contrapartida, qualquer deslize, por menor que seja, metade da sua cidade ficará sabendo kkk. Isso é comum com todos os profissionais liberais das mais diversas áreas.

 

Então a minha dica para este post, é: “Comunicação e sinceridade”. É fundamental que você exponha os problemas para o seu cliente, e claro, você precisa trazer sempre junto a solução, mesmo que cara. Neste caso você precisa explicar quais são as vantagens da solução, visando sempre a ética e as boas práticas.

 

Agora, voltando ao tema deste post.... Umidade! Tudo o que envolve água, de fato é um problema.

 

Como todas as outras patologias, a umidade é desagradável e pode gerar danos materiais e para a saúde do seu usuário. Mas afinal, de onde surge a umidade?

Como citado, tudo o que envolve água é complicado, pois a água anda (percola) pelos poros dos materiais, portanto, ela pode estar infiltrando por um ponto totalmente oposto de onde está aflorando.

 

Para saber como tratar a patologia, é fundamental que conheçamos sobre materiais da construção civil e tenhamos já uma certa experiência na área para saber reconhecer de fato qual é a origem do problema, pois de nada adianta “maquiar” o problema sem tratar a origem dele.

Para conhecer de fato todas as possibilidades é fundamental o continuo estudo e o trabalho na área. Com o intuito de orientar você, leitor, trago as principais causas da umidade, lembrando que ela pode acontecer em outros materiais, outros sistemas, ter outras características e partir de diferentes fontes.

 

PRINCIPAIS CAUSAS DAS PATOLOGIAS COM UMIDADE

 

  •  INFILTRAÇÃO POR FALTA DE IMPERMEABILIZAÇÃO 

 

Você sabe qual é a relação entre a falta de impermeabilização e a infiltração? Bom, a impermeabilização como seu nome já disse, impermeabiliza aquele local.... Seja uma laje, uma viga, um pilar ou ainda uma parede.

 

Essa barreira pode ser formada por produtos que preencham os vazios do material ou por uma barreira física, como a manta asfáltica por exemplo.

Deste modo, a impermeabilização evita que a água entre nos sistemas de construção (alvenaria, argamassa, concreto e etc.) e acabe gerando todo o incomodo estético e para a saúde. Porém, não para por ai.... Em casos mais complexos a infiltração pode degradar os sistemas e diminuir as suas resistências e durabilidade.

 

O mais comum neste caso, é a falta da prática correta de impermeabilização da viga baldrame, ou ainda a inexistência dela.... Por falta de orientação, economia ou desleixo. Neste caso a terapia seria cavar o solo em volta da viga e realizar a impermeabilização, além de refazer todo o revestimento afetado da parede, se tornando muito onerosa essa pratica.

 

DICA: Abaixo da viga baldrame é muito importante haver lastro de brita também. Isso auxilia.

 

 

 

  • INFILTRAÇÃO POR VAZAMENTOS

 

A infiltração por vazamentos ocorre quando temos algum problema de execução do sistema hidrossanitário ou ainda quando atingimos alguma tubulação ao perfurar a parede, cortar forro, trocar revestimento e outras atividades.

 

Normalmente, é fácil achar o ponto de vazamento quando a vazão é significativa, entretanto, quando ocasionada por uma trinca na tubulação ou uma conexão mal encaixada, se torna complicado, pois já sabemos que essa água vazando no ponto A, pode percolar até o ponto B, encarecendo o custo da terapia.

 

O ideal neste caso é sempre revestir as tubulações se for o caso com isolantes, manter sempre o projeto hidrossanitário em mãos no caso de precisa perfurar alguma parede (ou contratar um profissional com serviço de wallscaner) e executar todo o sistema com cuidado e obedecendo as boas práticas de execução.

 

  • CHUVA

 

No caso da umidade advinda da chuva temos 2 problemas típicos. O primeiro e mais conhecido é o vazamento ou goteiras devido a telhas mal encaixadas, perfurações/quebra no telhado ou sistema de calha deficiente.

 

O segundo problema de origem da chuva é mais complicado, vem da penetração da chuva nas paredes da edificação, deixando-as úmidas (através de fissuras ou microfissuras). Essa umidade pode ultrapassar a face externa da parede e ocasionar patologias de revestimento, resistência, durabilidade e bolores, possuindo um custo alto para sua terapia. Mais do que nos outros casos indico conhecerem a fundo a NBR 15.575 (desempenho). Um exemplo muito comum são as regiões litorâneas, por isso a maior parte dos prédios utilizam revestimentos cerâmicos ou pedras naturais em sua fachada (tentando minimizar a penetração da umidade).

 

  • CONDENSAÇÃO

 

A condensação acontece quando o ar quente e úmido entra em contato com superfícies frias ou até mesmo com o ar frio. Um bom exemplo é aquele dia frio e chuvoso.... Quando você fica alguns minutos no carro sem ligar o desembaçador, os vidros ficam embaçados, tendo em vista que o ambiente interno do carro está quente (não há ventilação e ainda há a temperatura e respiração do nosso corpo) e a superfície do carro fria.

 

Nas edificações isso corre principalmente nos banheiros, podendo gerar mofo, o qual faz mal para a nossa respiração e gera desconforto estético. Além disso assim como acontece com a chuva nas regiões litorâneas, cidades úmidas também podem ocasionar umidade dentro dos ambientes das residências, como Curitiba por exemplo, que possuí a maior parte dos prédios com revestimento cerâmico em sua fachada.

 

Para evitar que isso aconteça, é importante um tratamento adequado nos revestimentos e um dimensionamento no mínimo satisfatório de ventilação e iluminação natural (sol), pois se isso não acontecer vai ficar complicado de resolver. Neste caso não preciso nem citar que a manutenção na pintura é fundamental né? Aconselharia ao menos 1 vez por ano uma demão de tinta “antimofo“.

 

Relembrando o que falei no início: Esses são os principais problemas que encontramos, porém, nada impede de você se deparar com alguma causa diferente.

E lembre-se.... A comunicação é um dos pontos fundamentais para sucesso entre ambas as partes

 

Bom, se você está com esse problema em casa, e não é profissional da área, não deixe de acompanhar os nossos posts, pois haverá um post sobre recuperação de patologias advindas da umidade. E se você é da área, não deixe de acompanhar também para adquirir mais conhecimento. Se for o caso, contribuir com o seu conhecimento enviando para nós.

 

Por fim, destaco que a contratação de um profissional da área para lhe encaminhar corretamente é sempre fundamental. Não é um gasto, e sim um investimento na garantia do seu imóvel!

LEIAM TAMBÉM:

 

UMIDADE NA PAREDE: SAIBA COMO EVITAR E RESOLVER

 

CONHEÇA OS TIPOS DE UMIDADE E SAIBA EVITÁ-LOS

 

PATOLOGIAS OCASIONADAS PELA UMIDADE NAS EDIFICAÇÕES

 

10 VANTAGENS DE ESCANEAR UMA PAREDE

 

INFILTRAÇÕES: MELHOR PREVINIR DO QUE REPARAR

 

Escrito por: Carlos Alberto G. S. M. Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UTFPR-Londrina, em 2016. E-mail: carlos@aegrupo.com.br

 

REFERÊNCIAS

 

http://g1.globo.com/espirito-santo/mercado-imobiliario/noticia/2016/04/saiba-o-que-fazer-quando-ha-infiltracoes-no-apartamento.html,

http://www.impervia.com.br/

http://www.imperfran.com.br/servicos/baldrame/

http://mlealb.blogspot.com/2012/02/

https://construindo.wordpress.com/2006/12/19/impermeabilizacao/

http://mrocivil.blogspot.com/2013/05/impermeabilizacoes-e-suas.html

http://www.bocasantaofertas.com.br/impermeabilizacao-de-obras-lajes-alicerce-piscinas-banheiros-piracicaba

https://www.solucoesindustriais.com.br/empresa/construcao/-imperllaje/produtos/limpeza/impermeabilizacao-de-laje-em-santo-andre

https://fibersals.com.br/blog/impermeabilizacao-de-marquise-por-que-e-importante/

http://corretormarcosregis.com.br/infiltracao-litoral-paulistacomo-previnir/

http://www.imovelweb.com.br/noticias/quem-ajuda-amigo-e/infiltracoes-em-casa-aprenda-identificar-o-problema/

http://www.cacavazamento.srv.br/blog/como-o-vazamento-do-vizinho-pode-interferir-na-minha-casa/

https://blogs.gazetaonline.com.br/dicasdalucy/2017/05/04/mofo-teto-do-banheiro/

https://pt.depositphotos.com/184213284/stock-video-black-mold-in-the-corner.html

https://www.dictio.id/t/apa-yang-dimaksud-dengan-komunikasi-bisnis-lintas-budaya/16419

Please reload

Siga