August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

OS QUERIDINHOS DO MOMENTO: Estilo Boho ou Escandinavo?

Como sabemos a decoração de interiores e a moda caminham juntas, e vocês já devem ter visto em algum site de decoração, blog de moda ou até mesmo no Pinterest os termos BOHO e ESCANDINAVO. Mas vocês sabem de onde vieram esses estilos, como podemos identifica-los ou até mesmo como podemos implementa-los em nossos ambientes?  Por isso, vamos desmistificar esses estilos para vocês conhecerem melhor e se apaixonarem por eles!!

 

  • ESTILO BOHO CHIC

Derivado da expressão da língua inglesa Bohemian Chic, ele se refere ao look boêmio contemporâneo reinventado e tem como principal influência a mistura de estilos, cores e referências, ou seja, não precisa ter medo de ousar! Pode-se combinar étnico, hippie, orientais, navy, romântico, country, vintage... Essa mistura que traz a beleza para o estilo BOHO CHIC e fazem com que seu ambiente fuja dos padrões tradicionais e possibilite uma composição que é única!

 

Ele não é apenas uma fusão entre vários estilos e sim uma mistura de criatividade, cores e alegria com um toque de elegância.

 

Dica: Aposte em uma base neutra e invista em acessórios coloridos como colchas, mantas, almofadas, cômodas, pufes para criar esta atmosfera boêmia, o estilo Boho incentiva a reutilização de móveis, aparadores, estantes, racks, mesas e cadeiras antigas, então sabe aquela poltrona da vovó que ela estava pensando em substituir? NADA de jogar fora hein! Reaproveite trocando o tecido antigo por um colorido ou estampado pois são muito bem-vindos nesse tipo de decoração.

 

 Figura 1 – Exemplo de quarto com combinação de cores fortes com estampas florais. (Fonte: Internet)

 

Outra vantagem desse estilo é que para você que gosta de viajar e sempre traz aquela peça de decoração do país que visitou, sempre tem espaço para elas dentro da atmosfera do seu ambiente!

 

“Mix & Match” – uma expressão que traduz bem o conceito do estilo Boho, mas não somente em cores e materiais você deve misturar e combinar, mas também em estampas, objetos e estilos. Este estilo permite uma liberdade infinita de combinações, como padrões florais, adamascados, indianos, arabescos, patchwork entre outros e o uso de cores fortes.

 

 Figura 2 – Exemplo de utilização de base neutra com acessórios de cores fortes e estampa floral. (Fonte: GrupoAE)

 

  • ESTILO ESCANDINAVO

 

 Figura 3 – Estilo escandinavo: Cores claras, madeira e materiais naturais. (Fonte: Internet)

 

Na contramão do estilo BOHO, o estilo ESCANDINAVO é a mistura do moderno com o tradicional e apesar desse estilo surgir ainda no início do século XX com as ilustrações do artista Carl Larsson, ele carrega um ar contemporâneo e que só agora ele está em alta no mundo todo. O segredo é: ser básico e aconchegante ao mesmo tempo!

 

No estilo escandinavo, a casa não pode parecer formal, um ambiente rígido ou impecável, ela deve ser um espaço para se viver e deve demonstrar isso.

 

Para incorporar o estilo escandinavo na sua decoração, aposte em tonalidades claras para compor o ambiente, cores como branco, nude e cinza são as mais indicadas para “pano de fundo” deste tipo de decoração. Combinando com este “pano de fundo” opte pelo uso de materiais naturais como madeira [de preferência com tons mais claros] em móveis e/ou piso, linho e lã para as almofadas. Também faz parte da composição móveis modernos de linhas retas e design simples, lâmpadas aparentes, uma pele artificial no lugar da manta de sofá.

 

 Figura 4 – Estilo escandinavo: Ambiente que transmite tranquilidade e são convidativos. (Fonte: Internet)

 

Uma tendência que combina muito bem com este estilo são objetos em rosé gold e detalhes em mármores brancos.

 

Um dos pilares deste tipo de decoração são as cores que devem ser neutras para transmitir tranquilidade e calma e criar um ambiente leve, agradável e tranquilo. E uma das maiores dificuldades das pessoas é quanto a organização, e nesse estilo em especial deve-se tomar muito cuidado com a bagunça pois ela pode quebrar todo este efeito de tranquilidade que você deseja imprimir.

 

Lembre-se, no estilo escandinavo, menos é mais.

 

Agora que você já conhece esses dois estilos, vamos decorar? Qual dos dois é a sua cara?

 

 

 

Escrito por: João Paulo A. Monteiro, Arquiteto e Urbanista formado na UniFil, em 2013. E-mail: joao@aegrupo.com.br

Please reload

Siga