August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO À GRAVIDADE: GABIÕES

O QUE SÃO ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO À GRAVIDADE?

 

São estruturas que utilizam seu peso próprio ou parte do bloco de solo para gerar estabilidade.

 

Figura 1 – Representação Simplificada de um Muro de Contenção à Gravidade em Gabiões.

 

E OS GABIÕES?

 

São invólucros preenchidos com pedras que utilizados em aplicações geotécnicas, hidráulicas e de proteção ao meio ambiente, desenvolvidos inicialmente para substituir grandes blocos de pedra de difícil transporte e manejo.

 

Entenderam?

 

Sabemos que a explicação é meio complicada, mas é a mais completa descrição sobre Gabiões, então, iremos explicar mais a fundo os tipos e o que seria os Gabiões!

 

Gabiões de um modo geral são estruturas de contenções á gravidade, onde sua finalidade é prover estabilidade e suporte contra rupturas de maciços de terra ou rocha, evitando o escorregamento pelo seu peso próprio ou por carregamentos externos.

 

Os tipos mais utilizados para este tipo de contenção são os: 

 

  • GABIÃO TIPO CAIXA

 

Os Gabiões do tipo caixa, ou usualmente chamadas de Muros de Gabiões, possuem formato de prismas retangulares e são os mais comuns de se encontrar pelas estradas e ruas, possuem um revestimento de malha de aço normalmente hexagonal de dupla torção.

 

Usadas como estrutura sujeitas a empuxos de Contenção de Gravidade, Defesas hidráulicas, Canalizações, Apoio de pontes, Contenção e proteção de aterros de encontro, Apoio e proteções de pontes e Escada dissipadoras hidráulicas.

 

Sua forma de contenção estrutural monolítica, flexível e auto-drenantes criam um serviço com materiais de baixo custo e abundante.

 

 

 

 

  • GABIÃO COLCHÃO RENO

 

Apresentando uma semelhança ao tipo Caixa, o Gabião tipo Colchão Reno possui um formato de paralelepípedo, possuindo baixa altura lembrando seu formato a um colchão.

 

Constituem a mesma malha de aço que o Gabião tipo caixa e alguns podem conter paredes de diafragmas de parede duplas. Elementos drenante, armados, flexíveis e de pequena espessura, geram grande vantagem na construção de Proteções hidráulicas, Canalizações, Plataformas de deformação, Barragens de solo e Escadas dissipadoras.

 

 

 

 

  • GABIÃO SACO

 

De modo geral os gabiões do tipo saco são uma estrutura como o nome já diz “saco”, ou seja, um saco ou rede que guarda pedras. Elas são estruturas submersas que tem a função de distribuir de melhor forma as tensões em apoios sobre solos moles.

 

Possui a mesma malha de aço que os tipos citados acima, possuindo seu formato cilíndrico. Sendo considerado o único tipo de gabião onde sua montagem não pode ser feita “in loco”, sendo necessário utilizar transportes verticais.

 

Muito utilizadas para obras hidráulicas ou submersas ou em locais de difícil acesso.

 

 

 

---

 

Escrito por: João Vitor Hayashi Almeida Machado, Engenheiro Civil formado na Faculdade Pitágoras, em 2014. Cursando MBA em Gerenciamento de Projetos. E-mail: joao.vitor@aegrupo.com.br

Please reload

Siga