August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

ENERGIA SOLAR: Painéis fotovoltaicos

September 28, 2017

Painéis fotovoltaicos ou como são conhecidos os painéis solares, são a fonte mais inovadora de energia sustentável já criada. As placas são basicamente constituídas de Silício que em contato com os raios solares captam e transformam energia solar em energia elétrica, eficaz inclusive em dias chuvosos.

Figura 1 -  Painéis Fotovoltaicos. (Fonte: http://potenzasolar.com.br/wp-content/uploads/2016/08/paineis-fotovoltaicos.jpg)

 

Sendo uma fonte renovável, a energia gerada pelo Sol alcança 95% de economia, sendo apenas cobrada uma tarifa mínima da concessionária, em comparação ao fornecimento tradicional de energia elétrica (usinas hidroelétrica e termoelétrica). Com isso, o investimento é recuperado em pouco tempo e caberá ao usuário desfrutar de longos anos de energia limpa e renovável a um baixo custo.

 

Se considerarmos uma residência padrão, térrea, área aproximada de 140m², para uma família composta por 4 pessoas, de consumo médio, podemos atribuir um investimento inicial nos componentes, instalação e mão de obra um valor não superior a R$ 20.000,00 para uma geração média mensal de 300 KWh, estima-se um retorno financeiro em 6 anos e 8 meses conforme comprovam as tabelas abaixo:

 

 

Não obstante a vantagem financeira, prevalece o fator ecológico: a sustentabilidade, em que a geração de energia solar contribui para a redução da emissão de CO2, um dos principais gases poluentes que contribui com o efeito estufa e a poluição nos centros urbanos.

 

Como se não bastassem as vantagens econômicas e ambientais, observa-se um ganho transcendente de cunho social e educacional que as pessoas conquistam com a sustentabilidade - o principal desafio deste século o qual pode-se participar ativamente.

 

Conte com o GrupoAE para projetar sua residência ou sua empresa para o futuro da energia elétrica.

 

Falando em sustentabilidade, aproveite para calcular qual é a sua "Pegada Ecológica". Acesse o artigo clicando aqui.

 

---

 

Escrito por: Marcio Meranca Almeida Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Gestão de Projeto e Técnico em Transações Imobiliárias. E-mail: marcio@aegrupo.com.br

Please reload

Siga