August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

10 DICAS PARA APARTAMENTOS PEQUENOS

March 24, 2017

Apês pequenos parecem ser mais difíceis de ambientar, porém, nada que um pouquinho de criatividade não ajude ele parecer muito maior do que realmente é! Use sempre a decoração como aliada, e a cabeça aberta para enxergar as possibilidades que o ambiente oferece.

 

A seguir , algumas dicas para te ajudar na hora de compor o ambiente.

 

#1 VISUAL LIMPO E CLARO

Todo mundo sabe que um ambiente claro e bem iluminado pode parecer bem maior do que realmente é, porem, você não precisa investir em um estilo minimalista ou todo branco, o segredo é criar uma base clara que pode ser complementada com móveis e objetos coloridos.

 

 

 

#2 MÓVEIS PROPORCIONAIS

Antes de qualquer coisa, é preciso pensar na disposição dos móveis, e na composição do cômodo. Tradicionais arrumações podem ser simplificadas em ambientes pequenos, como por exemplo, trocar um sofá por uma poltrona design, ou então uma mesa de centro, dando lugar a mesinhas laterais menores.

 

 

 

#3 AMBIENTES INTEGRADOS

Um apartamento pequeno com um layout muito compartimentado não é muito funcional, por isso em imóveis pequenos para ter a sensação de amplitude livre-se de algumas paredes e crie um living integrando a sala de estar, jantar varanda e cozinha.

 

 

 

#4 PEÇAS MULTIUSO

Um banquinho como mesa lateral na sala se transforma facilmente em um assento a mais à mesa de jantar. Um pufe em frente ao sofá pode servir de apoio para os pés ou como mesa de centro, com a ajuda de uma bandeja. Peças como essas são coringas essenciais em ambientes com pouco espaço, pois se desdobram em diversas funções.

 

 

 

#5 PORTAS DE CORRER

Trocando as tradicionais portas de abrir por portas de correr, você pode ganhar espaço em um cantinho onde nunca imaginou. E também vale para as portas dos móveis como armários de cozinha, rack, e guarda-roupas.

 

 

 

#6 APROVEITANDO AS PAREDES

Uma boa maneira de otimizar um ambiente pequeno é a utilização das paredes, além da possibilidade de pendurar objetos, crie apoios como prateleiras, estantes altas e ganchos.

 

 

 

#7 MÓVEIS SOB MEDIDA

Os móveis planejados são outra opção para aproveitar cada centímetro disponível e oferecem soluções interessantes de otimização, assim você ganha um espacinho extra pra guardar roupas de cama, louças, e etc.

 

 

 

#8 ESPELHOS

Nada melhor do que espelhos pra ampliar ambientes e refletir a iluminação, podendo revestir uma parede inteira ou então optar pelos modelos soltos, com ou sem moldura, grande ou uma composição de diversos modelos pequenos.

 

 

 

#9 REVESTIMENTOS CONTÍNUOS

Utilizar um mesmo revestimento no piso de todos os ambientes aumenta visualmente a integração entre eles, criando um espaço totalmente mais amplo e equilibrado. Para setorização utilize tapetes!

 

 

 

#10 DESAPEGO

Metragens reduzidas não combinam com excessos por isso é preciso desapegar e abrir mão de objetos demais e manter apenas o essencial.

 

--

 

Referência Texto: http://www.casadevalentina.com.br/blog/detalhes/as-10-melhores-dicas-para-decorar-aptos-pequenos-3162

 

--

 

Escrito por: João Paulo Azedo Monteiro, Arquiteto e Urbanista formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Arquitetura de Interiores. E-mail: joao@aegrupo.com.br

 

 

 

 

 

Please reload

Siga