August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

CORTINAS E PERSIANAS: COMO ESCOLHER?

March 22, 2018

Um grande aliado das construções modernas que empregam bastantes áreas envidraçadas são cortinas e persianas que além de controlar a luminosidade e a privacidade, podem ser utilizadas para separar ambientes.

 

As cortinas e persianas também têm função térmica, bloqueando a entrada indesejada de calor no verão e impedindo a saída de ar quente em dias mais frios, tornando-se uma excelente opção para ambientes expostos ao sol durante grande parte do dia.

 

Hoje no mercado existem várias opções de cortinas e persianas de diferentes tecidos e acabamentos e por isso no post de hoje explicaremos um pouco mais sobre cada tipo e como você pode usa-las sem errar! 

 

1. CORTINAS DE VARÃO

 

As cortinas de varão são bem comuns em praticamente todos os estilos de decoração tem um uso geralmente residencial assim costumamos dizer que as cortinas vestem a casa, ou seja, traz aquele aconchego gostoso para o ambiente.

 

Para a escolha do tecido sempre optamos por voil, linho (sintético ou natural) ou algodão, pois tem um ótico caimento e não pesa no ambiente, além de ser fácil de lavar. Porem a escolha do tecido pode variar conforme a luminosidade pretendida no ambiente, caso o ambiente necessite ser totalmente escuro aconselhamos o uso do blackout ou semi-blackout, e sempre o varão deverá passar entre 15 a 20 centímetros a largura da janela para melhor bloqueio da luminosidade.

 

Dentre as opções de varão no mercado temos entre simples ou duplo, sendo o duplo indicado para o blackout, e temos também várias opções de acabamento como madeira, alumínio ou plástico, esteja sempre atento ao estilo que você quer imprimir no ambiente.

Imagem 01 – Cortina de linho no trilho embutido no forro. (Fonte GRUPOAE)

 

2. PERSIANA HORIZONTAL

 

As persianas horizontais são as mais comuns no mercado, elas são formadas por lâminas que podem ser de madeira, alumínio, PVC ou tecido, e não vedam totalmente a incidência solar, porém permitem uma circulação de ar no ambiente. Podem ser utilizadas em ambientes residenciais e comerciais, muito indicada para um home office, uma das vantagens delas são o preço, um dos mais acessíveis do mercado.

Imagem 02 – Persiana Horizontal de Madeira. (Fonte: PINTEREST)

 

3. PERSIANA ROLÔ

 

As persianas rolô funcionam quase como painéis, porem de enrolar, e quando recolhidos ocupam um espaço mínimo. Os materiais mais utilizados para este tipo de cortinas são as telas solar que controlam o calor e filtram os raios UV e ainda sim permitem a entrada de luz natural e ventilação, são muito indicadas para sacadas fechadas com screenglass e/ou varandas. Este tipo de cortina também pode ser usado tecidos como linho, e/ou vinil, ideal para quartos ou salas que necessitam de vedação da insolação.

Imagem 03 – Persiana Rolô Tela Solar Branca. (Fonte: PINTEREST)

 

4. PERSIANA ROMANA

 

Com um visual mais elegante e design mais interessante, as persianas do tipo romanas podem ser facilmente combinadas com qualquer tipo de decoração, porem tem um funcionamento mais delicado, vão se dobrando a medida em que são suspensas. Elas podem ser feitas de diversos tipos de material como seda ou fibras naturais, madeira, blackout ou tela solar e por isso podem estar em qualquer tipo de ambiente, mas cuidado, nunca indicamos persianas de tecido na área da cozinha, próximo ao fogão ou em áreas de serviço, para evitar o acumulo de gordura.

Imagem 04 – Persiana Romana de Tecido. (Fonte: PINTEREST)

 

5. PERSIANA DOUBLE VISION

 

Este tipo de persiana, como o próprio nome já diz, você pode optar entre duas configurações de abertura, pois seu tecido tem faixas horizontais translucidas e opacas alternadas. Elas garantem privacidade e bloqueio da luz solar sem a perda da visão exterior. Sem falar que o design é único e dão um toque de elegância ao ambiente.

Imagem 05 – Modelo de Persiana Double Vison Preta. (Fonte: GRUPOAE)

 

6. PERSIANA CELULAR

 

Com um design diferenciado, a persiana (ou cortina) celular foi uma inovação na indústria em meados da década de 70, seu modelo cria bolsões de ar dentro das células fazendo com que o ambiente fique quente no inverno e fresco durante o verão e além disso proporciona conforto acústico, proteção contra os raios UV e ainda possui propriedade antiestática, que reduz o acúmulo de poeira. O ponto negativo fica por conta do preço elevado.

Imagem 06 – Modelo de Persiana Celular Branca.

 

7. LIMPEZA E MANUTENÇÃO

 

Para todos os modelos, recomenda-se tirar o pó com espanador ou pano seco uma vez por semana e cada duas semanas limpe com aspirador de pó, de preferência com aquele bocal de escova. Caso o material da persiana aceite ser molhado (como o PVC), é permitido passar uma esponja levemente umedecida e sabão neutro. Nunca utilize produtos abrasivos. Peças de tecido natural ou sintético pedem uma limpeza mais profunda, que deve ser feita por empresa especializada uma vez por ano. Outro cuidado importante é manter as persianas recolhidas sempre que for deixar as janelas abertas, pois o vento pode fazer com que elas batam e entortem.

 

 

-----

 

Escrito por: João Paulo A. Monteiro, Arquiteto e Urbanista formado na UniFil, em 2013. E-mail: joao@aegrupo.com.br

 

-----

 

Texto de Referencia: https://www.hometeka.com.br/aprenda/guia-das-persianas-aprenda-a-escolher-o-tipo-ideal-para-seu-projeto/

Please reload

Siga