August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

AFINAL, O QUE É LACA?

April 19, 2018

Muito comum no Brasil entre 80 e 90 a laca surgiu em meados da década de 70 com a intenção de trazer diferentes tonalidades e cores para os móveis da época e mantém-se ainda hoje como um dos acabamentos mais utilizados em móveis de madeira.

 

Com uma infinidade de cores e tonalidades e podendo escolher entre acabamento fosco ou brilhante, este tipo de acabamento é marcado pela versatilidade e ganha destaque em qualquer tipo de decoração, seja ela clássica, moderna ou contemporânea!

 

DICA: É uma ideia ótima para você que tem um móvel já meio detonado em casa e quer dar uma cara nova para ele.

Imagem 01 – Painel da sala de tv laqueado. Fonte GRUPOAE

 

1. O QUE É E COMO É FEITO?

 

A laca é um tipo de acabamento feito em móveis de diversos tipos de materiais, porém os mais comuns são em superfícies de MDF ou madeira natural, tendo em vista selar a superfície do material e com isso eliminar riscos, emendas, ranhuras e imperfeições.

 

O processo de laqueação começa com o lixamento do móvel e em seguida é aplicado um primer com uma pistola de pintura para deixar a peça lisa e vedar os poros da madeira, em seguida é aplicada a tinta com uma pistola de pintura, lembrando que a tinta é específica para esta finalidade, e o processo é semelhante ao de uma pintura automotiva. O resultado é um acabamento liso e uniforme, por isso contrate um profissional capacitado para este serviço pois se não for bem executado as imperfeiçoes irão aparecer.

Imagem 02 – Processo de laqueação. Fonte INTERNET

 

2. FOSCO OU BRILHANTE?

 

A laca fosca tem uma maior resistência, ausência total de brilho e um toque acetinado, é indicada para móveis que tem bastante uso como cozinhas, cômodas, escrivaninhas entre outros. Por outro lado, as lacas brilhantes têm aspecto reflexivo, parecido com o verniz, tornando-a mais frágil à riscos e batidas, indicada para os móveis que não tem muito toque como painéis, estantes decorativas, mesas laterais. Em tampos de mesas de jantar, escrivaninhas ou balcões que possuírem a laca brilhante é sempre indicado o uso de um tampo em vidro para proteção.

 

A laca brilhante tem um custo um pouco elevado se comparada a laca fosca, isto porque a laca brilhante tem uma etapa a mais, o polimento.

Imagem 03 – Mesa em laca brilhante branca com tampo em vidro. Fonte: GRUPOAE

 

3. CORES

 

A paleta de cores de laca é muito extensa, a empresa SAYERLACK fornece uma paleta com mais de mil cores e texturas para laquear, A PARTIR DAI É SÓ USAR A IMAGINAÇÃO! 

Imagem 04 – Nichos e prateleiras em laca brilhante colorida. Fonte: GRUPOAE

 

4. LIMPEZA E MANUTENÇÃO      

 

Para a manutenção do brilho e cor da laca você pode utilizar cera para automóveis a cada seis meses, já para a limpeza diária utilize uma solução de detergente neutro e álcool diluída em água. Evite produtos desengordurantes, abrasivos ou que contenham qualquer tipo de solvente e nunca utilize buchas ou produtos ásperos para a limpeza.   

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre móveis em laca, entre em contato conosco para criarmos um projeto que você sempre sonhou!

 

----

 

Escrito por: João Paulo A. Monteiro, Arquiteto e Urbanista formado na UniFil, em 2013. E-mail: joao@aegrupo.com.br

 

----

 

Textos de Referência:

http://blog.moveiscasaverde.com.br/moveis-em-laca/#

http://www.liderinteriores.com.br/blog/laca-tudo-que-voce-sempre-quis-saber/

Please reload

Siga