August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO E DO PLANEJAMENTO DE OBRAS

O QUE É UM ORÇAMENTO?


O orçamento é uma estimativa criteriosa e apurada de custos, sendo esta a mais precisa possível, visando à elaboração de orçamento com o valor mais aproximado do real reduzindo as chances de erros...

 

O orçamento de obras representa uma grande importância no ramo da construção civil, pois é ele que define o preço da obra. É um instrumento de suporte teórico-conceitual na Engenharia de Custos, o qual possibilita melhorar os processos da obra, podendo obter maior produtividade e uma melhor análise do que está ocorrendo, facilitando assim, a redução de custos.

 

Para a elaboração do orçamento, o levantamento quantitativo já deve estar pronto, tendo em vista que um dos pontos primordiais para orçar o empreendimento. O quantitativo visa indicar a quantidade de cada insumo a ser utilizado, ou seja, a quantidade de cada material, como por exemplo quantos m² de um piso será utilizado.

 

Para o levantamento deve-se garantir que todos os projetos estejam atualizados e completos, devendo haver reuniões com os responsáveis pelo Planejamento para discutir sobre métodos e processos construtivos, diminuindo erros e aumentando a utilização do processo de compatibilização.

 

Um orçamento com falta de organização de informações, desconsiderações de alguns elementos de custos, quantidades/preços desatualizados e discrepância da realidade de execução são os principais fatores que colaboram para que o orçamento saia de forma incorreta.

 

Figura 1 - Exemplo de Orçamento (FONTE: GrupoAE)

 

O orçamento na Construção Civil apresenta uma grandiosidade de itens, sendo que existe um orçamento para cada obra e para cada tipologia de construção, podendo ser apresentado de diferentes maneiras, de acordo com a preferencia ou de acordo com o planejamento do empreendimento.

 

O QUE É PLANEJAMENTO?

 

O planejamento consiste em organizar e estabelecer, com antecedência, as ações, os recursos, os métodos e os meios necessários para a execução de um projeto.

 

Para que o Planejamento da obra seja eficaz, é necessário conhecer o projeto, realizar um estudo aprofundado, analisar os métodos construtivos que serão executados, identificar os tipos de serviços e determinar o tempo para cada serviço.

 

Para o Planejamento, podemos citar dois tipos:

  • Planejamento Estratégico: Abrange as estratégias gerais do projeto;

  • Planejamento Executivo ou Operacional: Detalha cada área ou especialidade da obra;

 

Para a elaboração de um planejamento é utilizado ferramentas para detalhar o mesmo, um exemplo bem prático é a utilização do cronograma de barras, devido sua fácil visualização. Outras ferramentas também são utilizadas, como as Redes de Precedências onde representam uma sequencia lógica e a interdependências entre as diversas atividades de uma obra.

 

Dentro das ferramentas utilizadas para o Planejamento de uma obra, os processos que estabelecem as sequências físicas são de uso comum, onde se é determinado o inicio e o fim de alguma atividade, como pode ser observado logo abaixo.

 

Figura 2 - Exemplo de Cronograma de Barras (FONTE: GrupoAE)

 

Como já citado anteriormente, o Orçamento e o Planejamento caminham juntos, a fim de discutir sobre métodos e processos construtivos melhorando a prática do empreendimento.

 

Dentro disso, elaborar um Cronograma Físico-Financeiro é de grande valia quando se fala em controle de obras, seu papel é mostrar o desenvolvimento dos serviços e a parte financeira da obra, prevendo os gastos de curto, médio e longo prazo.

 

O GrupoAE possui uma gestão em que o Orçamento e o Planejamento de obras é de extrema importância, todos os itens envolvidos na obra são verificados e analisados no contrato de administração de obras ou empreita. Trabalhamos também no regime “Turn Key”, onde a parte de Orçamento e Planejamento é trabalhada com muita dedicação, com a finalidade de atender as necessidades financeiras e de prazos do cliente, garantindo a realização completa da obra desde o projeto até a implantação com a entrega da chave. Para isso contamos com uma equipe de Engenheiros e Arquitetos disponíveis para atender as necessidades exatas dos clientes.

 

Conheça o sistema “turn key” no post “REGIME TURN KEY DE EXECUÇÃO”, para conhecer mais sobre essa ferramenta e em que o GrupoAE trabalha.

 

 

Escrito por: João Vitor Hayashi Almeida Machado, Engenheiro Civil formado na Faculdade Pitágoras, em 2014. Cursando MBA em Gerenciamento de Projetos. E-mail: joao.vitor@aegrupo.com.br

Please reload

Siga