Posts Recentes
Posts Em Destaque

6 DICAS PARA TER UM BANHEIRO DE RESPEITO


Os banheiros são um dos ambientes mais importantes na casa, não sendo mais visto como um local comum, com decoração padronizada, sem referências e o mais importante, sem seu estilo próprio. Este cômodo pode ganhar uma decoração ou um projeto ousado, criativo e irreverente.

Abaixo daremos a vocês algumas dicas para ter um banheiro de dar inveja a qualquer um.

1. REVESTIMENTOS

A primeira coisa que se vem na cabeça quando pensamos em reformar um banheiro é o revestimento, afinal, querendo ou não, essas peças têm um devido valor à personalidade que você quer dar ao seu banheiro.

Temos hoje, diversos tipos de revestimentos à serem usados em um banheiro, sendo os mais utilizados o porcelanato, os cerâmicos, pastilhas e as pedras: granito e mármore.

Quer saber a diferença entra porcelanato e cerâmica? Clique aqui.


Figura 1 – Exemplo GRANITO + PORCELANATO (Fonte: GRUPO AE)


Figura 2 – Exemplo PORCELANATO + CERÂMICO (Fonte: GRUPO AE)

2. BANCADAS E PIAS

Destaque na maioria dos banheiros, as bancadas são elementos importantes dentro dos banheiros. Por sua maioria, ela serve como apoio para a pia, mas também serve como uma “peça” de decoração para seu banheiro, podendo ter vários formatos e materiais.

Para saber mais sobre bancadas de áreas molhadas, clique aqui.

As pias também fazem a composição com a bancada, podendo ser determinadas pelo tamanho do banheiro, uso da pia e somente por estética. Existem diversos tipos de pias hoje em dia: de embutir, apoio, sobrepor e semi-encaixe.


Figura 3 – Bancada em madeira cumaru e pia de apoio (Fonte: GRUPO AE)


Figura 4 – Bancada em mármore travertino e pia de semi-encaixe (Fonte: GRUPO AE)

3. ESPELHO

Para se ter uma otimização da área, os espelhos são usados quase como obrigatoriedade dentro dos banheiros, tanto para nos vermos a partir do reflexo, tanto para “aumentar” o espaço.

Não se tem uma regra de como utilizar o espelho, o importante é que ele tem que acompanhar o estilo do ambiente, seja ele quadrado, retangular ou redondo.

Sabe como se fabrica um espelho? Não? Clique aqui e descubra.


Figura 5 – Espelho acima da bancada refletindo a frase na parede (Fonte: GRUPO AE)


Figura 6 – Espelho fazendo parte do armário (Fonte: GRUPO AE)

4. ARMÁRIOS

Sejam eles suspensos, acima da bancada, encostados no piso ou no teto, os armários trazem elegância e estilo ao banheiro. Mas além da parte estética, eles devem ser práticos e funcionais no seu dia-a-dia.

Se você precisa de espaço para guardar seus pertences de higiene, maquiagens e outras coisas a mais, os armários são os espaços ideais para esse tipo de uso, além de preservar a higiene nos objetos. Trazendo soluções simples, você pode utiliza-los de diversas formas, e até mesmo expor sua personalidade decorando-os.


Figura 7 – Armário multi-funcional acima da bancada (Fonte: GRUPO AE)


Figura 8 – Armário abaixo da bancada para armazenagem (Fonte: GRUPO AE)

5. ILUMINAÇÃO

O banheiro é um lugar onde tem que se pensar em um ótimo projeto luminotécnico, mesmo quando se tem uma boa iluminação natural. No banheiro trabalhamos no geral com os 4 tipos de iluminação: Iluminação geral, iluminação focal, iluminação de efeito e iluminação decorativa.

Para saber os tipos de iluminação, acesse o link.


Figura 9 – Iluminação focal acima da bancada e do espelho (Fonte: GRUPO AE)


Figura 10 – Lavabo com iluminação decorativa atrás dos espelhos (Fonte: GRUPO AE)

6. VEGETAÇÃO

Trazer o verde da natureza para dentro dos banheiros dá, sem dúvidas, um toque suave e leveza para o ambiente. A vegetação remete um ar natural e uma paz não somente visual, mas espiritual.

Se você gosta de relaxar na banheira, contemplar a natureza enquanto usa o banheiro, a decoração com a vegetação natural ou artificial promove uma sensação de bem-estar.

Explore esse cômodo da casa e usufrua da natureza, deixando que esse ambiente se transforme em um espaço naturalmente leve, cheio de frescor e personalidade, usando a criatividade e indo mais além que um simples vaso.

Quer mais dicas de vegetação interna, acesse aqui.


Figura 11 – Parede verde sob a banheira (Fonte: GRUPO AE)


Figura 12 – Vasos fixados na parede acima do vaso sanitário (Fonte: GRUPO AE)

Escrito por: Jorge Eduardo Cabral de Oliveira Manoel, Arquiteto e Urbanista formado na UniFil, em 2013, Pós-Graduado em Projeto arquitetônico pela UEL, em 2015. E-mail: jorge@aegrupo.com.br

#banheiro #revestimento #bancada #pias #espelho #iluminação #armário #vegetação #arquiteturadeinteriores #arquiteturamoderna #engenhariadeinteriores #engenhariaearquitetura #arquitetura

Siga
No tags yet.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
GRPAE ARQUITETURA E ENGENHARIA LTDA 
CNPJ: 28.872.441/0001-00
RUA GOIAS, 2000, SALA 04
CENTRO
LONDRINA - PR
(43) 3351-5195
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp