Os banheiros são um dos ambientes mais importantes na casa, não sendo mais visto como um local comum, com decoração padronizada, sem referências e o mais importante, sem seu estilo próprio. Este cômodo pode ganhar uma decoração ou um projeto ousado, criativo e irreverente.
Abaixo daremos a vocês algumas dicas para ter um banheiro de dar inveja a qualquer um.
1. REVESTIMENTOS
A primeira coisa que se vem na cabeça quando pensamos em reformar um banheiro é o revestimento, afinal, querendo ou não, essas peças têm um devido valor à personalidade que você quer dar ao seu banheiro.
Temos hoje, diversos tipos de revestimentos à serem usados em um banheiro, sendo os mais utilizados o porcelanato, os cerâmicos, pastilhas e as pedras: granito e mármore.
Figura 1 – Exemplo GRANITO + PORCELANATO (Fonte: GRUPO AE)
Figura 2 – Exemplo PORCELANATO + CERÂMICO (Fonte: GRUPO AE)
2. BANCADAS E PIAS
Destaque na maioria dos banheiros, as bancadas são elementos importantes dentro dos banheiros. Por sua maioria, ela serve como apoio para a pia, mas também serve como uma “peça” de decoração para seu banheiro, podendo ter vários formatos e materiais.
As pias também fazem a composição com a bancada, podendo ser determinadas pelo tamanho do banheiro, uso da pia e somente por estética. Existem diversos tipos de pias hoje em dia: de embutir, apoio, sobrepor e semi-encaixe.
Figura 3 – Bancada em madeira cumaru e pia de apoio (Fonte: GRUPO AE)
Figura 4 – Bancada em mármore travertino e pia de semi-encaixe (Fonte: GRUPO AE)
3. ESPELHO
Para se ter uma otimização da área, os espelhos são usados quase como obrigatoriedade dentro dos banheiros, tanto para nos vermos a partir do reflexo, tanto para “aumentar” o espaço.
Não se tem uma regra de como utilizar o espelho, o importante é que ele tem que acompanhar o estilo do ambiente, seja ele quadrado, retangular ou redondo.
Figura 5 – Espelho acima da bancada refletindo a frase na parede (Fonte: GRUPO AE)
Figura 6 – Espelho fazendo parte do armário (Fonte: GRUPO AE)
4. ARMÁRIOS
Sejam eles suspensos, acima da bancada, encostados no piso ou no teto, os armários trazem elegância e estilo ao banheiro. Mas além da parte estética, eles devem ser práticos e funcionais no seu dia-a-dia.
Se você precisa de espaço para guardar seus pertences de higiene, maquiagens e outras coisas a mais, os armários são os espaços ideais para esse tipo de uso, além de preservar a higiene nos objetos. Trazendo soluções simples, você pode utiliza-los de diversas formas, e até mesmo expor sua personalidade decorando-os.
Figura 7 – Armário multi-funcional acima da bancada (Fonte: GRUPO AE)
Figura 8 – Armário abaixo da bancada para armazenagem (Fonte: GRUPO AE)
5. ILUMINAÇÃO
O banheiro é um lugar onde tem que se pensar em um ótimo projeto luminotécnico, mesmo quando se tem uma boa iluminação natural. No banheiro trabalhamos no geral com os 4 tipos de iluminação: Iluminação geral, iluminação focal, iluminação de efeito e iluminação decorativa.
Figura 9 – Iluminação focal acima da bancada e do espelho (Fonte: GRUPO AE)
Figura 10 – Lavabo com iluminação decorativa atrás dos espelhos (Fonte: GRUPO AE)
6. VEGETAÇÃO
Trazer o verde da natureza para dentro dos banheiros dá, sem dúvidas, um toque suave e leveza para o ambiente. A vegetação remete um ar natural e uma paz não somente visual, mas espiritual.
Se você gosta de relaxar na banheira, contemplar a natureza enquanto usa o banheiro, a decoração com a vegetação natural ou artificial promove uma sensação de bem-estar.
Explore esse cômodo da casa e usufrua da natureza, deixando que esse ambiente se transforme em um espaço naturalmente leve, cheio de frescor e personalidade, usando a criatividade e indo mais além que um simples vaso.
Figura 11 – Parede verde sob a banheira (Fonte: GRUPO AE)
Figura 12 – Vasos fixados na parede acima do vaso sanitário (Fonte: GRUPO AE)
Escrito por: Jorge Eduardo Cabral de Oliveira Manoel, Arquiteto e Urbanista formado na UniFil, em 2013, Pós-Graduado em Projeto arquitetônico pela UEL, em 2015. E-mail: jorge@aegrupo.com.br
Comments