August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

6 DICAS PARA TER UM BANHEIRO DE RESPEITO

August 30, 2018

Os banheiros são um dos ambientes mais importantes na casa, não sendo mais visto como um local comum, com decoração padronizada, sem referências e o mais importante, sem seu estilo próprio. Este cômodo pode ganhar uma decoração ou um projeto ousado, criativo e irreverente.

 

Abaixo daremos a vocês algumas dicas para ter um banheiro de dar inveja a qualquer um.

 

1. REVESTIMENTOS

 

A primeira coisa que se vem na cabeça quando pensamos em reformar um banheiro é o revestimento, afinal, querendo ou não, essas peças têm um devido valor à personalidade que você quer dar ao seu banheiro.

 

Temos hoje, diversos tipos de revestimentos à serem usados em um banheiro, sendo os mais utilizados o porcelanato, os cerâmicos, pastilhas e as pedras: granito e mármore.

 

Quer saber a diferença entra porcelanato e cerâmica? Clique aqui.

 

Figura 1 – Exemplo GRANITO + PORCELANATO (Fonte: GRUPO AE)

 

Figura 2 – Exemplo PORCELANATO + CERÂMICO (Fonte: GRUPO AE)

 

 

2. BANCADAS E PIAS

 

Destaque na maioria dos banheiros, as bancadas são elementos importantes dentro dos banheiros. Por sua maioria, ela serve como apoio para a pia, mas também serve como uma “peça” de decoração para seu banheiro, podendo ter vários formatos e materiais.

 

Para saber mais sobre bancadas de áreas molhadas, clique aqui.

 

As pias também fazem a composição com a bancada, podendo ser determinadas pelo tamanho do banheiro, uso da pia e somente por estética. Existem diversos tipos de pias hoje em dia: de embutir, apoio, sobrepor e semi-encaixe.

 

Figura 3 – Bancada em madeira cumaru e pia de apoio (Fonte: GRUPO AE)

 

Figura 4 – Bancada em mármore travertino e pia de semi-encaixe (Fonte: GRUPO AE)

 

 

3. ESPELHO

 

Para se ter uma otimização da área, os espelhos são usados quase como obrigatoriedade dentro dos banheiros, tanto para nos vermos a partir do reflexo, tanto para “aumentar” o espaço.

 

Não se tem uma regra de como utilizar o espelho, o importante é que ele tem que acompanhar o estilo do ambiente, seja ele quadrado, retangular ou redondo.

 

Sabe como se fabrica um espelho? Não? Clique aqui e descubra.

 

Figura 5 – Espelho acima da bancada refletindo a frase na parede (Fonte: GRUPO AE)

 

 

Figura 6 – Espelho fazendo parte do armário (Fonte: GRUPO AE)

 

4. ARMÁRIOS

 

Sejam eles suspensos, acima da bancada, encostados no piso ou no teto, os armários trazem elegância e estilo ao banheiro. Mas além da parte estética, eles devem ser práticos e funcionais no seu dia-a-dia.

 

Se você precisa de espaço para guardar seus pertences de higiene, maquiagens e outras coisas a mais, os armários são os espaços ideais para esse tipo de uso, além de preservar a higiene nos objetos. Trazendo soluções simples, você pode utiliza-los de diversas formas, e até mesmo expor sua personalidade decorando-os.

 

 

Figura 7 – Armário multi-funcional acima da bancada (Fonte: GRUPO AE)

 

Figura 8 – Armário abaixo da bancada para armazenagem (Fonte: GRUPO AE)

 

5. ILUMINAÇÃO

 

O banheiro é um lugar onde tem que se pensar em um ótimo projeto luminotécnico, mesmo quando se tem uma boa iluminação natural. No banheiro trabalhamos no geral com os 4 tipos de iluminação: Iluminação geral, iluminação focal, iluminação de efeito e iluminação decorativa.

 

Para saber os tipos de iluminação, acesse o link.

 

 

Figura 9 – Iluminação focal acima da bancada e do espelho (Fonte: GRUPO AE)

 

Figura 10 – Lavabo com iluminação decorativa atrás dos espelhos (Fonte: GRUPO AE)

 

 

6. VEGETAÇÃO

 

Trazer o verde da natureza para dentro dos banheiros dá, sem dúvidas, um toque suave e leveza para o ambiente. A vegetação remete um ar natural e uma paz não somente visual, mas espiritual.

 

Se você gosta de relaxar na banheira, contemplar a natureza enquanto usa o banheiro, a decoração com a vegetação natural ou artificial promove uma sensação de bem-estar. 

 

Explore esse cômodo da casa e usufrua da natureza, deixando que esse ambiente se transforme em um espaço naturalmente leve, cheio de frescor e personalidade, usando a criatividade e indo mais além que um simples vaso.

 

Quer mais dicas de vegetação interna, acesse aqui. 

 

 

Figura 11 – Parede verde sob a banheira (Fonte: GRUPO AE)

 

Figura 12 – Vasos fixados na parede acima do vaso sanitário (Fonte: GRUPO AE)

 

Escrito por: Jorge Eduardo Cabral de Oliveira Manoel, Arquiteto e Urbanista formado na UniFil, em 2013, Pós-Graduado em Projeto arquitetônico pela UEL, em 2015. E-mail: jorge@aegrupo.com.br

Please reload

Siga