August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

5 EXEMPLOS DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS PARA SE INSPIRAR

July 12, 2018

Neste post, trataremos de 5 exemplos ao redor do mundo que mostram que um posto de combustível não precisa ser necessariamente uma obra técnica e fria, como é muito comum no Brasil.

 

1. Corio, Victoria, Austrália

 

Projeto do escritório australiano Peddle Thorp (www.pta.com.au) finalizado em 2016, com 1650 m² de área total prova que é possível, sim, adotar linhas contemporâneas em projetos de caráter estritamente técnico. Observar também o uso de materiais compósitos como placas em ACM (alumínio), um incrível jogo de volumes e estrutura relativamente esbelta.

2. Sakai, Japão

 

Esta obra vai além das utilidades tradicionais de um posto de combustível mesclando o abastecimento com área para escritórios, lojas, salas de apresentações e restaurantes. Estrutura em aço estrutural da cobertura apoiada em um único pilar dá leveza e sofisticação à esta obra. Projeto assinado pelo escritório japonês Takenaka Corporation (www.takenaka.co.jp).

 

3. Adanero, Ávila, Espanha

 

Conceito totalmente fora do comum, este exemplo demonstra a versatilidade da iluminação, assim como o uso da sustentabilidade. A adoção de iluminação natural com teto transparente em policarbonato e estações de geração de energia eólica completam o projeto. Obra de Saffron Brand Consultants (www.saffron-consultants.com), Malka+Portús arquitectos (http://www.malka-portus.com)

 

4. Galanta, Slovakia

 

Com estrutura toda em concreto armado, este posto de combustível é incrível pelas formas circulares que se integram em apenas (pasmem) 3 pilares no centro de cada círculo. A conveniência fica separa do conjunto estrutural principal. Obra de Atelier SAD (www.ateliersad.cz), concluída em 2011.

 

5. Madri, Espanha.

 

Projeto de Moneo-Brock - Belén Moneo & Jeff Brock, datado de 2007, e 345 m² de construção, esta obra contempla uma cobertura em aço cortem diferenciada, recriando ondas, formas leves e suaves.

 

 

Escrito e adaptado por: Marcio Meranca Almeida Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Gestão de Projeto e Técnico em Transações Imobiliárias. E-mail: marcio@aegrupo.com.br

Please reload

Siga