August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

5 DICAS PARA DECORAR APÊ ALUGADO

August 3, 2017

Hoje em dia muita gente mora em um apê alugado, e é muito difícil deixar o lugar com a sua cara né? Outra dificuldade é fazer isso sem modificar permanentemente o espaço... Por isso hoje vamos dar algumas dicas para dar aquele toque na decoração do seu espaço sem precisar de quebra-quebra!

 

 

1. ILUMINANDO O AMBIENTE

É muito comum que em apartamentos alugados mais antigos, não possuírem forro de gesso nos ambientes sociais, ficando assim apenas com os pontos de luminárias pré-estabelecidos na laje, sendo assim, uma dica que nós damos para nossos clientes é a utilização de trilhos para conseguir mais pontos de luz e iluminar pontos de interesse na decoração.

 

Figura 1 – Exemplo de ambiente utilizando trilhos de iluminação. (Fonte: Internet)

 

 

Uma segunda opção é o uso de luminárias de piso, são muito versáteis e possuem uma iluminação mais indireta, assim, criando um clima mais intimista para o ambiente e podemos posiciona-las em qualquer cantinho do apartamento.

 

 

Figura 2 – Exemplo de luminária de piso. (Fonte: Internet)

 

 

Outra opção é a utilização de pendentes, hoje em dia, com esse estilo industrial em alta é possível puxarmos vários pendentes de apenas um ponto, ou se o layout previsto não está compatibilizado com os pontos de iluminação antigos, podemos deslocar o ponto de apoio do pendente do ponto de iluminação e ainda sim manter uma estética interessante. 

 

Figura 3 – Exemplo de pendentes. (Fonte: Internet)

 

 

2. MAIS COR POR FAVOR

Um jeito muito fácil de dar uma cara nova ao apê alugado é pintando algumas paredes de destaque dos cômodos, porem vá com calma nesta hora, escolha cores mais suaves, que não demandem muitas demãos para cobertura pois na hora de devolver o imóvel você irá ter que pintar novamente com as cores de quando você recebeu.

Outra opção é o uso de papel de parede, é fácil aplicação e remoção e vaidar aquele up no seu ambiente. 

 

Figura 4 – Exemplo parede de destaque com pintura. (Fonte: Internet)

 

 

3. VESTINDO A CASA

Um problema muito recorrente em imóveis alugados é que as vezes o piso e as esquadrias não estão em bom estado, e com o tempo pode acabar incomodando o locatário do imóvel. Uma ótima solução para disfarçar o piso danificado ou que não é muito bacana é o uso de um tapete grande que esconda estas imperfeiçoes ou modelos coloridos para tirar a atenção do revestimento do piso. Utilize sempre tapetes grandes que setorize os ambientes envolvendo toda a mobília do espaço.

E para as esquadrias aposte nas cortinas de tecido, elas vão vestir a casa trazendo uma sensação de aconchego.

DICA: Aproveite todo o pé direito do imóvel instalando o varão da cortina rente a laje/forro.

 

Figura 5 – Exemplo de tapete cobrindo o piso e cortina até o forro. (Fonte: Internet)

 

 

4. MÓVEIS MULTIFUNCIONAIS

Quando o imóvel é alugado, deixe de lado os móveis planejados e sob medida, pois provavelmente ele não se encaixará quando você se mudar. Para isso aposte em móveis multifuncionais como um buffet, que servirá de aparador para os dias que você receber visitas e ao mesmo tempo acomodará todos os utensílios necessários para receber ou aquela mesinha lateral que você pode colocá-la em qualquer cantinho e serve também para apoio. E o melhor de tudo é que você poderá leva-las ao se mudar.

 

 

5. USE E ABUSE

Para o toque final, use e abuse de quadros e decorações, é nesta hora que você poderá imprimir todo estilo e incrementar o visual com seu toque pessoal compondo o ambiente, são itens que poderão trocar de lugares quando você enjoar e farão com que você se sinta em casa. Aproveite para expor coleções, peças de valor sentimental, livros, porta-retratos, etc.  

 

 

 

Escrito por: João Paulo A. Monteiro, Arquiteto e Urbanista formado na UniFil, em 2013. E-mail: joao@aegrupo.com.br

Please reload

Siga