August 16, 2018

Please reload

Posts Recentes

Largura mínima para corredores e escadas

May 22, 2020

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

A REFORMA DA TORRE DE PISA

Quem nunca parou para pensar o porquê que a Torre de Pisa na Itália é tão inclinada? Ou ainda como que ela não cai, não tomba?

 

Bom, a intenção deste artigo é falar um pouco dessa incrível obra que está entre as mais visitadas do mundo, falando um pouco de sua história, arquitetura e engenharia como curiosidade.

 

 

A Torre de Pisa teve sua construção iniciada em 1.173, 845 anos atrás. Entretanto, só foi finalizada quase 200 anos depois.

 

Mas como uma construção pôde se arrastar por tantos anos?? Simples!! Naquela época a região estava em constante guerra com outras regiões da Itália, como Gênova e Florença.

 

Sua primeira interrupção, aconteceu por volta de 5 anos depois quando a construção já indicava sinais de recalque durante o início da execução do terceiro pavimento.

 

As atividades foram retomadas em 1.272 aproximadamente pelo Arquiteto “Giovanni di Simone”, que foi quando o engenheiro responsável decidiu executar as paredes do lado contrário à então inclinação com a espessura mais grossa, e ainda o pé direito diferente em cada lado do pavimento... Pé direito mais alto no lado contrário da inclinação (cada fonte consultada expõe uma das duas opções e não as duas). A sua intensão era de realizar um contrapeso na edificação, contudo, o resultado não foi o esperado... Com o aumento da carga sobre o solo, o recalque só aumentou. O que é evidente, sendo que a fundação continuava com a mesma profundidade (aproximadamente 3 metros apenas).

 

Com um solo composto por argila, areia e o nível de água alto, é evidente que a fundação foi totalmente subdimensionada. Hoje nós sabemos que as edificações executadas sobre solos moles ou pantanosos precisam de fundações profundas, o que provavelmente não existia na época, como estacas pré-moldadas, estaca helicoidal de hélice continua ou não, strauss e outras. (Clique sobre o tipo da estaca com outra cor para acessar o nosso artigo que traz mais sobre ela)

 

 

Interrompida a construção novamente em 1.284 devido a Batalha de Meloria, a Torre de Pisa foi finalizada com a construção de seu último pavimento (7º) por volta de 1.350, devido ao Arquiteto Tommaso Pisano.

 

Existem referências que citam que o ditador “Mussolini” tentou diminui a inclinação da Torre de Pisa aplicando contrapeso em sua base, não obtendo sucesso, bem como podemos encontrar outras referências que o ditador fascista injetou argamassa no solo, também sem sucesso, e ainda aumentando o recalque da Torre. Contudo, em 1.990 foram iniciados os estudos por uma comissão de engenheiros para tentar reverter a inclinação da Torre, tendo em vista que a mesma fora interditada com risco de desabamento.

 

 

Obra de reestruturar a Torre de Pisa iniciou-se de fato em 1.997 e foi finalizada em 2.001, diminuindo em quase 2 graus sua inclinação. Assim, a obra durou cerca de 4 anos e todo o estudo envolvido, 11 a 12 anos.

 

A restauração da estrutura da Torre foi constituída em instalar tirantes de aço e blocos de chumbo sobre sua fundação, além de utilizar injeção de cimento nos muros ao redor da torre, dando ainda mais estabilidade à sua estrutura. Entre as bibliografias consultadas, o valor indicado do reparo foi de 25 e 40 milhões de dólares, levando todos à acreditar que irá durar por volta de 300 anos.

 

 

 

  • CURIOSIDADES SOBRE A TORRE DE PISA:

 

Foi construída em Mármore Branco sob uma arquitetura romântica para abrigar os 7 sinos da catedral de Pisa. A construção possuí cerca de 55,86 metros de altura (7 pavimentos mais 1 nível dos sinos), 15,484 metros de diâmetro externo, 290 degraus aproximadamente até seu último nível e estimasse seu peso em 14.700 toneladas.

 

  • VOCÊS SABIAM?

 

A cidade de São Paulo já teve sua “Torre de Pisa”. Em 1874 o então Presidente da Província de SP, João Teodoro, construiu um mirante de 20 metros de altura, o qual receberá 12 anos mais tarde um observatório (Mirante da Luz). Essa torre demolida por volta de 1900 foi construída fora de prumo, e com isso, sua carga acabou inclinando a construção, ficando conhecida como A Torre de Pisa Paulistana ou Canudo de João Teodoro.

 

----

 

Escrito por: Carlos Alberto G. S. M. Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UTFPR-Londrina, em 2016. E-mail: carlos@aegrupo.com.br

 

----

 

FONTES:

https://oglobo.globo.com/sociedade/quatro-curiosidades-sobre-torre-de-pisa-17131432

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2001/010616_pisa.shtml

https://www.aecweb.com.br/cont/n/menos-inclinada-torre-de-pisa-passa-por-reforma-e-pode-continuar-em-pe_8069

https://mundoestranho.abril.com.br/historia/por-que-a-torre-de-pisa-e-inclinada/

http://www.saopauloinfoco.com.br/a-curiosa-historia-da-torre-de-pisa-paulistana/

https://vejasp.abril.com.br/cidades/torre-de-pisa-ruinas-jardim-da-luz/

http://www.vivatoscana.com.br/2014/03/por-que-torre-de-pisa-e-torta.html

https://unalucciola.com/2014/12/19/por-que-a-torre-de-pisa-e-inclinada/

Please reload

Siga