Por que pintar o telhado de branco pode contribuir para o meio-ambiente?
Simples técnica pode diminuir seu consumo de ar-condicionado e ajudar o planeta.
É sabido que as cores absorvem mais ou menos a luz. No caso do pigmento branco, a maior parte da luz é refletida, ao contrário da cor preta, cuja absorve grande parte, e refletindo quase nada. Este fenômeno, por consequência, implica no calor absorvido ou refletido.
FOTO 1: Telhados brancos: 3 vezes mais eficazes que qualquer outra cor.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Laboratório Nacional de Lawrence Berkeley, localizado na Califórnia, a qualidade refletiva de coberturas brancas permite “lutar” contra a mudança climática ainda mais, em comparação aos telhados verdes ou pretos. Telhados brancos, por sua vez, são “três vezes mais efetivos que os telhados verdes em resfriar o ambiente”, de acordo com o estudo.
FOTO 2: Arquitetura branca: edificações brancas são termicamente mais eficientes
Prevista em projeto, o sistema de coloração branca da edificação será sempre mais eficiente que pintada em obras já existentes. Entretanto, nada impede de adaptar a coloração de sua cobertura com a tinta emborrachada branca.
FOTO 3: DIY: Um dia de sol e uma lata de tinta branca. Vamos ajudar o planeta?
Uma lata de tinta emborrachada branca (18 litros) renderá cerca de 360m2 de pintura por demão, ou seja, para cada vez que for passada a pintura. Se considerarmos um preço de mercado de R$265,00 (julho/2017) por lata, em uma laje de 100 metros quadrados, 3 demãos, tem-se um gasto de apenas 1 lata e um rolo de pintura, e um bom final de semana trabalhado.
--
Fonte das imagens:
Foto 01 - http://www.hypeness.com.br/2016/02/salve-o-mundo-e-economize-dinheiro-pintando-os-telhados-de-branco/
Foto 02 - http://alternopolis.com/aires-mateus-house-minimal/
Foto 03 - http://www.theplaidzebra.com/lazy-and-eco-conscious-painting-your-roof-white-is-the-easiest-way-to-fight-climate-change/
--
Escrito por: Marcio Meranca Almeida Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Gestão de Projeto e Técnico em Transações Imobiliárias. E-mail: marcio@aegrupo.com.br