Neste post, trataremos de 10 vantagens de se escanear uma parede com um profissional qualificado.
1. ESSENCIAL PARA REFORMAS EM OBRAS SEM PROJETO
A grande maioria das obras no Brasil, não têm projeto ou se perdeu com o tempo, com isso perfurar paredes se torna uma tarefa muito arriscada! Escanear as paredes, antes de fazer qualquer coisa, pode auxiliar nas decisões e prevenir muitos problemas.
2. DETECTA AS TUBULAÇÕES NO INTERIOR DAS PAREDES
A vantagem mais óbvia, como diz o nome, é mostrar o que há dentro das paredes, principalmente tubulações dos mais diversos materiais.
3. BAIXO CUSTO OPERACIONAL
Atualmente, este serviço deve ser realizado por profissional qualificado e treinado a operar o equipamento. Em médio, engenheiros chegam a cobrar a partir de R$400,00, dependendo da situação, pela diária. Se for operar sozinho o aparelho, leia sempre o manual de uso antes de iniciar as atividades!
4. ELEVADO CUSTO DE REPAROS EM CASO DE TUBULAÇÃO PERFURADA, EM COMPARAÇÃO COM O ESCANEAMENTO.
Imagine que você não conheça o aparelho ou que avalia que escanear a parede parece muito acima do orçamento de seu projeto, e assim, opte por perfurar uma parede sem nenhuma análise prévia, o que é muito comum. Agora no momento do furo, você acerte – por muito azar – uma prumada do prédio.
Vamos às contas do reparo, considerando soma de material e mão de obra:
Demolir área danificada
Remover azulejo (revestimento cerâmico)
Fechar registo, serrar tubulação, reparar com união ou luva de correr
Esperar secar a cola (1 dia)
Abrir o registro e testar a união – reparar novamente se houver vazamento
Rebocar com argamassa
Assentar o novo azulejo (isso se der a mesma tonalidade)
Rejuntar novamente
Limpar a área
TOTAL ESTIMADO PARA REFORMA: A partir de R$ 3.500,00
DIAS DE OBRA: 3 dias, no mínimo, dependendo do estrago e disponibilidade de matéria e pessoal
Este levantamento NÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO:
Danos em mobílias e decorações;
Danos em equipamentos elétricos sensíveis à água;
Danos à terceiros (condomínio, outros apartamentos);
Outros danos imprevistos.
5. ANALISA PAREDES DE DRY-WALL, CONCRETO E PISOS.
Paredes de Dry-wall e de Concreto são materiais passíveis de análise, não somente paredes de alvenaria podem ser escaneadas e avaliadas. Pisos que contenham tubulação de aquecimento também podem ser vistoriados.
6. CONSULTORIA PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO
Quando o escaneamento é realizado por profissional de engenharia, o engenheiro já analisa os resultados obtidos e traça a melhor estratégia para o cliente. Quando existem projetos (vistas) das paredes, o engenheiro pode cruzar as informações e traçar com maior precisão a área segura para perfurar a parede, por exemplo.
7. DETERMINAÇÃO DA MELHOR ESTRATÉGIA PARA FAZER OS FUROS, OU NÃO.
Em caso de paredes hidráulicas, onde há muitas tubulações, dependendo da situação, perfurar a parede pode ser um risco muito grande, mesmo com ela toda escaneada, assim a melhor estratégia seria utilizar fitas dupla face, cola siliconada, e mãos francesas somente apoiadas. Isso pode variar de caso a caso.
8. DETECTA A PROFUNDIDADE DA TUBULAÇÃO.
O equipamento mostra ao profissional qual a profundidade da superfície da tubulação em relação à face da parede, podendo atingir até 15cm de distância. Assim, mesmo com a tubulação na parede, é possível fazer furos menores para projetos menores.
9. MAIOR SEGURANÇA PARA FAZER FUROS.
Com todas as tubulações visualizadas, agora você tem uma segurança maior para fazer furos e intervenções nas paredes!
10. DETECTA CABOS ENERGIZADOS, BARRAS DE AÇO E OUTROS MATERIAIS.
Além de tubulações, outros materiais podem ser encontrados como vergalhões e barras de aço, cabos energizados e materiais magnéticos como ligas metálicas, ideal para encontrar perfis em paredes de drywall.
Escrito e adaptado por: Marcio Meranca Almeida Machado, Engenheiro Civil formado na UniFil, em 2013. Pós-Graduado em Gestão de Projeto e Técnico em Transações Imobiliárias. E-mail: marcio@aegrupo.com.br
Comments